Você, como consumidor, com certeza mudou sua forma de pesquisar e comprar produtos. Hoje, estamos muito mais conectados, a ponto de mal conseguirmos separar nossa vida digital da física. Ou seja, nos tornamos FIGITAL.


Então, você não poderia esperar que fosse diferente com os clientes da sua concessionária, não é mesmo?


Um levantamento feito pela Dealersites em 2023 mostrou alguns dados sobre o comportamento do consumidor e de como ele também está cada vez mais familiarizado com o universo digital. 


Comunicação digital pré e pós-venda


Em 2023 houve um aumento de 130%  na demanda por serviços de pós-venda nos canais digitais. Isso significa que o consumidor mantém contato com a loja mesmo após a compra, se valendo da comunicação digital para contratar serviços depois de comprar o automóvel - por exemplo, contratação de manutenção ou compra de acessórios.


Mas o aumento da comunicação digital não aparece somente após a compra. A pesquisa mostra que, no ano passado, a negociação de automóveis seminovos on-line cresceu 32%. Já a negociação de automóveis 0km cresceu 28%.


Isso mostra a importância de manter recursos digitais eficientes: se o cliente está demonstrando seu interesse inicial on-line, você pode estar deixando de vender ao não oferecer uma comunicação ou resposta efetiva nesses canais.


Automatizar e simular a comunicação


A comunicação digital dos clientes não se resume ao pré e pós-venda. Na hora de simular uma contratação, o comportamento do consumidor digital também se destaca: as lojas que possuem o simulador digital de financiamento da Dealersites, o DXP, viram suas vendas subirem 20% no ano passado.


Os canais digitais automatizados também se mostram ferramentas relevantes: 35% dos leads das concessionárias consultadas foram gerados fora do horário comercial.


Crescimento da demanda


Quando falamos na demanda por assinaturas, a pesquisa da Dealersites também mostra números positivos: em 2023 as concessionárias que oferecem o serviço de assinatura de automóveis viram a procura crescer 18% nos seus canais digitais.


A demanda por venda direta nos canais virtuais também cresceu, especialmente para taxistas, produtores rurais, PCDs, CNPJs, autoescolas e frotistas: 2023 registrou um crescimento de 11% na procura.


Tudo isso mostra como o consumidor está, cada vez mais, utilizando os meios digitais para pesquisar, simular, contratar serviços e até mesmo comprar seu carro novo.


Você não vai querer ficar de fora dessa onda de crescimento, não é?


Entre em contato com a Dealersites hoje mesmo e saiba tudo o que podemos fazer pela sua concessionária nas plataformas digitais e veja suas vendas alavancarem.


Imagem:  Freepik.com