De fato, o mercado motociclístico apresenta grande potencial de crescimento. Para se ter uma ideia, de acordo com relatório da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foram comercializadas 100.549 motos em fevereiro – enquanto em fevereiro de 2022 foram vendidas 74.990.

Inclusive, a fabricação de motos também apresentou bons resultados. Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), as empresas do Polo Industrial de Manaus (um dos mais importantes centros industriais e tecnológicos da América Latina) fabricaram 122.867 unidades em janeiro, uma alta de 46,7% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Sem dúvidas, é um nicho promissor e que atende às necessidades de deslocamento de muitos brasileiros. Por isso, é imprescindível que a sua concessionária esteja a par dos últimos acontecimentos desse segmento. Afinal de contas, atender ao desejo de consumo do cliente que prioriza a motocicleta como meio de mobilidade é uma iniciativa que pode alavancar a sua loja a um novo patamar competitivo.

Continue a leitura do artigo desta semana e confira as últimas informações sobre o cenário motociclístico e saiba quais foram os modelos mais vendidos durante esse início de 2023.


Quais as motos mais vendidas em 2023?

Com base nos meses de janeiro e fevereiro, já é possível traçar um panorama otimista em relação ao comércio de motocicletas no Brasil. Isso porque o montante de vendas registrado nos primeiros dois meses do ano superou em 28,19% o total computado no mesmo período de 2022.

A seguir, veja o ranking das motos mais vendidas em 2023 e confira as principais características de cada modelo.

    1-    Honda CG 160: foram comercializadas 57.495 unidades desse modelo. Possui motor flex de 162, 7 cm³ e tem potência de até 15,2 cv (com álcool) e pode atingir 40,2 km/l, peculiaridades que fazem desta moto uma excelente alternativa para a logística urbana.


2 - Honda Biz: foram comercializadas 27.150 unidades.  É a scooter preferida do brasileiro, em razão do motor 125 cm³ que rende até 9,2 cv. Além dessa padronagem, a Honda disponibiliza para venda a versão 110i, com motor de 109,1 cm³ e 8,3 cv.


3 - Honda NXR 160 Bros: acumulado de 19.578 motos vendidas no primeiro bimestre do ano. Possui o mesmo motor da CG 160, porém entrega mais potência (até 14,7 cv). Por esse motivo, é uma moto que se adapta bem tanto no trânsito das grandes cidades, como em terrenos mais acidentados e sinuosos.


4 - Honda Pop 110i: essa é a outra opção de scooter fabricada pela Honda, chama a atenção do consumidor pelos seguintes motivos: modelo leve e compacto (pesa somente 87 kg) e o preço acessível (seu valor de mercado é, a partir, de R $9.010).


5 - Mottu Sport 110i: esse modelo possui uma característica diferenciada: é produto de uma startup e está disponível para o formato locação. Atinge números satisfatórios, por exemplo, até 8,3 cv com um motor 109,7 cm³ e pode chegar até 65 km/l – é considerada a moto mais econômica do Brasil e reina absoluta entre motoboys e entregadores de aplicativo.

 
6 - Yamaha XTZ 250: foram vendidas 6.454 unidades. É uma moto mais potente, ideal para aventura e off-road. Vem com motor de 249,3 cm³ que chega até a 20,9 cv.


7 - Yamaha YBR Factor 150: a companhia japonesa desenvolveu esse modelo para atender às necessidades de mobilidade do cenário urbano. Possui motor estável de 150 cm³, rende 12 cv e pode fazer até 35 km/l.


8 - Yamaha Fazer FZ25: antes era conhecida como Fazer 250, teve o nome reformulado e agora é apresentada no mercado como Fazer FZ25. Em dois meses, foram vendidas 5.768 unidades desse modelo. É uma moto que chama a atenção pela luz de rodagem diurna, farol em LED, freios ABS e pelo motor 249,5 cm³ e até 21,5 cv.


9 - Honda XRE 190: foram comercializadas 4.769 unidades. É um dos modelos preferidos do público que prioriza a estética e necessita de uma moto que ofereça bom desempenho em rodovias e estradas de chão. O seu motor é flex, de 184,4 cm³, de até 16,4 cv.


10 - Yamaha Fazer 150: para fechar a lista das motos mais vendidas, temos esse modelo da Yamaha que possui motor de 149 cm³ e 12,4 cv que foi adquirida por 4.725 consumidores.

 

O que a Honda (campeã de vendas) planeja para os próximos anos?

Como vimos, a fabricante Honda, é líder absoluta de vendas e a grande responsável por impulsionar o bom momento do mercado motociclístico. Para se ter uma ideia, a marca japonesa conquistou 69,74% do mercado nos primeiros dois meses de 2023, enquanto a Yamaha (segundo lugar) ocupou meros 19,44%.

E para aumentar ainda mais o seu poder de influência, a Honda tem a meta de lançar até 2025, a menos, 10 modelos de motos elétricas e diminuir drasticamente os níveis de emissão dos modelos a combustão.

 

PLATAFORMAS DIGITAIS: OPORTUNIDADE PARA INFORMAR E SE APROXIMAR DO PÚBLICO-ALVO

Uma maneira eficaz de informar, apresentar soluções e ter proximidade com o cliente da sua concessionária é disponibilizar plataformas digitais assertivas.

Entre em contato com a equipe de tecnologia da Dealer para potencializar a sua presença on-line. Somos especialistas em criar soluções digitais para o mercado automotivo e podemos contribuir com o sucesso do seu estabelecimento.

Clique no link e entre em contato conosco:  https://dealersites.com.br/contato 

Foto: Imagem - Freepik.com