O primeiro semestre de 2022 tem sido um desafio para o setor automotivo. A falta de semicondutores, queda no volume de produção e baixo estoque para vendas são apenas alguns dos problemas enfrentados pelas concessionárias.


Definitivamente, para se adaptar a esse momento de crise foi necessário oferecer novas formas de consumo e investir em modalidades comerciais digitais.


E essas são algumas das tendências que irão nortear o cenário automobilístico no Brasil neste segundo semestre de 2022. E o artigo de hoje vai mostrar as peculiaridades dessas tendências e quais impactos podem acarretar à sua concessionária. Boa leitura!


DOMÍNIO DOS SEMINOVOS 

É indiscutível que toda a crise financeira enfrentada pelo Brasil nos últimos 2 anos afetou negativamente as finanças de grande parte da população. Dessa forma, houve grandes consequências para o comércio de automóveis. Nesse sentido, a preferência que antes era por veículos novos, cedeu espaço para os seminovos.


De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a tendência para o segundo semestre é o aumento de 4,4% na venda de carros seminovos leves; expansão de 7,3% para caminhões e a estimativa de crescimento de 8% para venda de ônibus seminovos – dados comparativos com as vendas do ano de 2021.


Sendo assim, a tendência dos seminovos continua marcante para o segundo semestre. Isso quer dizer que vale a pena apostar em um showroom diferenciado, inclusive digital, para agradar todos os clientes da sua loja.


PREFERÊNCIA PELOS CARROS POR ASSINATURA

Não é de hoje que os carros por assinatura têm ganhado a atenção dos clientes e das concessionárias. Dentre os seus maiores argumentos, e o que também justifica a  sua popularidade, estão a proposta de praticidade e custo benefício elevado. 


Ainda sobre esse assunto, é preciso esclarecer que há diferenças entre os carros de locação e por assinatura.  A principal delas diz respeito à duração do contrato e o estabelecimento de uma taxa fixa pelo uso do veículo. Além disso, no formato por assinatura, o veículo não é compartilhado com mais ninguém.


De maneira geral, em tempos de altas constantes no preço dos combustíveis, os carros por assinatura se mostram uma alternativa muito vantajosa.


Desse modo, para a sua loja, invista em modelos de veículos versáteis que possam atender às necessidades dos clientes que não querem ser proprietários de um veículo.


RETOMADA DA PRODUÇÃO AUTOMOBILÍSTICA

Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a produção de automóveis segue em alta, se comparado aos primeiros meses de 2022. Somente no mês de abril, o crescimento foi de 3,3% em comparação com o mês de março. Isso significa 185,4 mil veículos de passeio e comerciais leves fabricados.


Além disso, apesar da inflação e da alta dos preços, a estimativa é que as vendas também apresentem crescimento em razão da retomada da produção que, por consequência, possibilita ofertar mais produtos para os clientes. 


CONCESSIONÁRIAS ONLINE

Sem dúvidas, investir em modalidades comerciais digitais caiu no gosto popular, inclusive, foi destaque no ambiente automotivo - com as concessionárias online.


Oferecer uma experiência de compra online ao cliente é uma forte tendência para o segundo semestre deste ano. Concessionárias que têm o objetivo de atuar no cenário digital encontram diversos canais e plataformas que podem conectar a loja ao cliente, tais como: sites, redes sociais, marketplaces, entre outros.


Nesse sentido, trazer sua concessionária para o espaço digital é crucial para o futuro do seu empreendimento. E ter um site próprio pode ser o diferencial da sua concessionária


SITE PERSONALIZADO MELHORA A PERFORMANCE DE VENDA!

Se o objetivo da sua loja é oferecer a melhor experiência de compra digital para o cliente e, além disso, gerar leads e converter vendas, sua loja deve investir em plataformas digitais especializadas no setor automotivo.


Porém, para conquistar grandes resultados, o posicionamento virtual da sua concessionária deve ser feito com planejamento e profissionalismo. E nesse assunto, com certeza a melhor opção para a sua concessionária é a DealerSites!


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