O ranking do mercado automotivo apresentou mudanças nos últimos meses. Por exemplo, o Brasil que apresentava ascensão e figurava na sétima posição, apresentou um leve declínio e hoje ocupa o oitavo lugar entre os países que mais produzem e vendem carros.

Além disso, segundo o portal de notícias do UOL, a China continua soberana na primeira posição com 26,3 milhões de veículos comercializados, e países emergentes como Coréia do Sul, Turquia e Chile apresentam tendência de crescimento.  

Mas, atualmente, quais países são referência em vendas? Quais fatores contribuem para o crescimento das vendas automobilísticas? O que impactou negativamente a venda de automóveis no Brasil? O mercado automotivo mundial é o tema central do artigo desta semana. Acompanhe e tenha uma boa leitura!


Mercado automotivo: conheça os países que mais vendem automóveis

Definitivamente, o mercado de automóveis passou por momentos turbulentos nos últimos dois anos. Em especial, pelo comprometimento do poder aquisitivo de parte da população mundial e, inclusive, pela falta de componentes indispensáveis para o processo de produção.

Desse modo, como está o ranking mundial do mercado automotivo? Quais os países que ocupam as primeiras posições? Confira abaixo:

1 – China

2 – Estados Unidos

3 – Japão

4 – Índia

5 – Alemanha

6 – França

7 – Reino Unido

8 – Brasil

9 - Coréia do Sul

10 - Canadá


Como a China superou a crise e continuou vendendo?

De maneira geral, alguns pontos foram cruciais para manter a China no topo do ranking de vendas. Dentre eles estão: incentivos do governo, estímulo da importação e investimento na produção de carros elétricos - que mantiveram as vendas aquecidas no país asiático. Aliás, a produção de carros elétricos já representa 11% da produção automobilística chinesa.

Para exemplificar, o sucesso dos modelos elétricos na China, somente no ano de 2021, foram vendidos 2,99 milhões de unidades, segundo a associação Dow Jones.

Além disso, outros fatores importantes para a manutenção do mercado automotivo chinês foram: a imposição de medidas governamentais com o objetivo de aquecer a produção e o aumento da importação dos carros chineses – representado, principalmente, pelo aumento das vendas dos veículos das marcas Caoa Chery e Jac Motors.

 

Por que o Brasil apresentou queda nas vendas?

Atualmente, o Brasil não atravessa o seu melhor momento quando o assunto é venda de automóveis. Ao contrário do sucesso de 2014, quando o país era referência mundial e era o quarto maior mercado automobilístico, hoje o país enfrenta alguns obstáculos que impedem o crescimento das vendas de veículos.

De acordo com dados divulgados pelo instituto de pesquisa Jato Dynamics, o Brasil hoje é o oitavo maior mercado automotivo, com 1.974,431 carros vendidos e emplacados no ano de 2021, o que representa aumento de apenas 1% em comparação com o ano anterior.

Porém, o que foi determinante para a estagnação da economia automobilística brasileira? Sem dúvidas, o principal fator foi a falta de chips que comprometeu toda a produção e, por consequência, a concretização das vendas nas concessionárias de todo o país.   Além do mais, a escassez dos chips – artefatos indispensáveis para o sistema eletrônico dos veículos – provocaram atrasos na entrega e o aumento do preço final dos veículos vendidos no Brasil.


O que fazer para voltar a vender?

Sem dúvidas, acompanhar as mudanças do mercado é fundamental para as concessionárias que têm o objetivo de manter as vendas aquecidas. E uma modalidade de negociação que está em alta no mercado é a venda pelas plataformas digitais - as concessionárias online.


UM SITE PERSONALIZADO CONTRIBUI COM O AUMENTO DAS VENDAS DA SUA CONCESSIONÁRIA!


Oferecer ao cliente a possibilidade de negociar de maneira online e garantir a melhor experiência de compra nessa jornada digital, pode aumentar consideravelmente as vendas da sua loja.

E a DealerSites pode te ajudar a ser referência entre as concessionárias online. Isso porque ela atua na criação de soluções voltadas para a digitalização do mercado automotivo desde 2015 e possui uma equipe especializada em desenvolver plataformas digitais focadas em performance de vendas.

Clique no link e entre em contato: https://dealersites.com.br/contato

Fonte: Imagem - Freepik.com