De maneira geral, o setor automobilístico apresentou um bom desempenho neste início de 2023. Segundo levantamento realizado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), houve um crescimento de 0,8% na produção e de 5,4% nos índices de  vendas – em comparação com o mesmo período do ano passado.

Inclusive, de acordo com o relatório, a média diária de vendas em fevereiro de 2023 foi 11% superior à registrada em fevereiro de 2022.

Se você deseja saber mais detalhes sobre o mercado e ficou curioso(a) para saber quais modelos impactaram os percentuais de vendas, então, não perca o artigo desta semana. Aproveite essa oportunidade para atualizar os seus conhecimentos sobre o mercado automotivo e aprimore o posicionamento da sua concessionária perante as lojas concorrentes e os clientes.

Boa leitura!

 

Janeiro e fevereiro de 2023: Qual o balanço do setor automotivo? Quais os veículos mais vendidos nas principais categorias?

Os dois primeiros meses de 2023 foram promissores para lojistas e empreendedores do setor automotivo. Uma vez que, de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) no primeiro bimestre do ano, foram vendidos 199.680 (automóveis novos), 50.534 (modelos comerciais leves), 18.040 (caminhões) e 4.440 (ônibus).

De fato, um leve aumento comparado às aquisições efetuadas no mesmo período de 2022 que apresentou os seguintes dados: 192.210 (automóveis novos), 47.472 (modelos comerciais leves), 16.618 (caminhões) e 2.488 (ônibus).

Já em relação ao ranking de emplacamento das principais categorias de automóveis e comerciais leves vendidos até o final de fevereiro, os dados oficiais divulgados pela Fenabrave são os seguintes:

 

Veículos de Entrada

·         Fiat/Mobi – 8.282 unidades

·         Renault/Kwid – 7.134 unidades

·         VW/Gol – 4.559 unidades.

 

Hatchs Pequenos

·         GM/Onix – 13.246 unidades

·         Fiat/Argo – 8.817 unidades

·         Hyundai/HB20 – 7.832 unidades.

  

Hatchs Médios

·         Nissan/Leaf – 86 unidades

·         Audi/A3 – 58 unidades

·         GM/Cruze HB – 45 unidades.

 

Sedans Pequenos

·         Fiat /Cronos – 4.134 unidades

·         Hyundai/HB20S – 2.782 unidades

·         VW/Voyage – 2.061 unidades.

 

Sedans Compactos

·         GM/Onix Plus – 11.289 unidades

·         Honda/City – 2.175 unidades

·         Toyota/Yaris Sedan – 1.872 unidades.

 

Sedans Médios

·         Toyota/Corolla – 5.085 unidades

·         Honda/Civic - 199 unidades

·         GM/Cruze Sedan – 135 unidades.

 

Sedans Grandes

·         BMW/320I – 584 unidades

·         M. Benz/Classe C – 189 unidades

·         BMW/330E – 148 unidades.

 

Esportivos de Luxo

·         Porsche/91 1 – 148 unidades

·         BMW/M3 – 64 unidades

·         Ford/Mustang – 62 unidades.

 

Além disso, outro dado que chama a atenção na análise apresentada pela Fenabrave é referente ao nicho de elétricos e veículos híbridos. Neste primeiro bimestre, já foram comercializadas 8,8 mil unidades, o que representa um acréscimo de 45% no comparativo com o início do ano passado.

Em síntese, os dados listados podem servir de parâmetro para a composição do showroom e do catálogo promocional da sua concessionária. Afinal, são os veículos e categorias automotivas que tiveram maior representatividade de vendas no Brasil até o presente momento.

 

Fatores que comprometeram o crescimento

Embora o balanço do início do ano tenha registrado saldo positivo, alguns fatores impactaram negativamente a evolução do mercado automobilístico.  Por exemplo, a interrupção no abastecimento de componentes, a falta de flexibilidade para a concessão de linhas de crédito para compra de carros novos e as altas taxas de juros que fazem parte dos planos de financiamento.

Além dos pontos citados acima, a suspensão por tempo indeterminado das atividades de montadoras de renome também contribuíram para o crescimento tímido do setor. Para se ter uma ideia, no dia 20 de março, quatro montadoras confirmaram que irão interromper as atividades em solo brasileiro, são elas: General Motors, Hyundai, Volkswagen e Stellantis - conglomerado que engloba marcas de renome como Fiat, Citroen e Peugeot (Terra). 

 

PRESENÇA DIGITAL: DIFERENCIAL COMPETITIVO PARA A SUA CONCESSIONÁRIA!

Se o objetivo do seu estabelecimento é aprimorar o relacionamento com o público-alvo e qualificar a trajetória de compra do cliente, não basta apenas investir na estrutura física da sua loja. Em paralelo a isso, é crucial investir em plataformas virtuais.

E a DealerSites é especialista em criar soluções digitais para o mercado automotivo e pode te ajudar a se destacar da concorrência. Afinal de contas, oferecemos suporte para clientes de todo o território nacional e podemos otimizar o posicionamento on-line da sua concessionária.


Clique no link e entre em contato conosco:  https://dealersites.com.br/contato 

Foto: Imagem - Freepik.com