A área de Marketing se renova constantemente. Com o avanço da tecnologia, novas ferramentas surgem a cada dia. Porém, você não precisa conhecer todas as ferramentas e estratégias digitais do mercado. Para se destacar em meio à concorrência, basta conhecer as tendências corretas, ou seja, aquelas que vão atender as necessidades da sua concessionária, tornar sua marca reconhecida e trazer novos clientes à sua loja.
Este artigo vai apresentar as ferramentas de Marketing Digital mais utilizadas para o mercado automotivo em 2022. São ferramentas e estratégias práticas que você pode utilizar para: apresentar sua loja ao público-alvo, se aproximar do comprador, realizar atendimento personalizado e reter os clientes já presentes em sua cartela de contatos.
Você quer mais informações sobre esse conjunto de ações e estratégias que podem destacar o nome da sua loja no mercado? Então, é só continuar a leitura!
O QUE É MARKETING DIGITAL? POR QUE UTILIZAR NA SUA CONCESSIONÁRIA?
Anteriormente, a forma de comunicação com o cliente era unilateral. Ou seja, as concessionárias divulgavam o produto, mas não havia espaço para o retorno do consumidor. Em outras palavras, não existia uma plataforma de comunicação capaz de promover a interação da concessionária com o cliente.
Com o passar dos anos, o mercado sentiu a necessidade de interagir de maneira diferenciada com o cliente e, em meados dos anos 2000, passou a investir nos processos ágeis e tecnológicos surgidos com a Internet – entre eles, o Marketing Digital.
É importante lembrar que foi nesse período, especificamente em 2004, que surgiu uma das redes sociais mais influentes do momento: o Facebook. De acordo com relatório divulgado pela empresa Meta, no primeiro trimestre de 2022, a rede social criada por Mark Zuckerberg conta com 2,94 bilhões de usuários. Além do Facebook, o Instagram começou a ganhar espaço e em 2022 possui, aproximadamente, 2 bilhões de pessoas cadastradas.
Os números acima mostram como o poder de influência do cenário digital é significativo. Nesse sentido, o Marketing Digital vem para criar conteúdo que impacte o cliente e fortaleça a marca no ambiente online. Ainda mais, vem para aproximar empresas do seu público, contribuir com o processo de conversão de novos clientes e dar suporte personalizado.
Dessa forma, apostar em inovações tecnológicas e ferramentas digitais é uma tendência decisiva para o cenário automotivo. Uma vez que o consumidor opta por praticidade, a visita às lojas físicas não deixa de ser uma opção mais atraente nos dias de hoje, pois exige custos e tempo de deslocamento. Além disso, a pandemia deixou reflexos na forma de consumo. Hoje, há uma parcela de clientes que é relutante em visitar locais com grande fluxo de pessoas e prioriza a negociação digital.
Nesse sentido, é crucial que as concessionárias acompanhem as mudanças do mercado e invistam em Marketing Digital.
A PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DE MARKETING PARA O SETOR AUTOMOTIVO
A seguir, confira quais ferramentas sua loja pode utilizar para se destacar no ambiente virtual e conquistar novos clientes.
MARKETING CONVERSACIONAL
É uma ferramenta versátil que pode ser utilizada em todo o funil de vendas. O Marketing Conversacional foca no relacionamento da loja com o cliente, especialmente, na fase de atendimento. Possibilita um atendimento personalizado e imediato por meio de ferramentas de automação.
Para colocar essa tendência de marketing em prática você pode utilizar: Chat online, WhatsApp, Facebook Messenger, Chatbot e Assistentes Virtuais. Em resumo, permite melhor comunicação com o cliente, pois traz agilidade e personalização ao setor de marketing e vendas da sua concessionária.
SOCIAL COMMERCE
No primeiro momento, o termo pode causar estranheza, mas apresenta metodologia bem simples. Nada mais é que integrar o e-commerce às redes sociais da concessionária.
Em outras palavras, é o espaço onde é possível divulgar informações sobre a loja, a linha de produtos e os diferenciais do seu estabelecimento. Ainda mais, permite que os clientes encaminhem depoimentos e avaliações reais sobre os produtos e serviços disponibilizados. Com isso, possibilita o monitoramento do atendimento realizado por seus colaboradores.
Em síntese, por possibilitar a interação direta com o cliente, além de facilitar a finalização da compra, oferece meios para perceber possíveis falhas no seu atendimento e estratégia de vendas. Pode ser utilizada no Instagram, Twitter, Facebook e sites.
VÍDEO MARKETING
É inegável que a Internet disponibiliza uma infinidade de opções para o usuário. Justamente por isso, se destaca quem consegue oferecer conteúdo atrativo de forma imediata.
Esse é o objetivo do Vídeo Marketing: chamar a atenção do público-alvo em poucos minutos e ter a capacidade de gerar engajamento de conteúdo. Para isso, são utilizados os short-videos, em tradução livre, vídeos curtos.
É indicado para campanhas publicitárias, para divulgar os produtos que são lançamento e, inclusive, para apresentar e promover sua loja em suas redes sociais e site.
EXPERIÊNCIA DIGITAL DO CLIENTE
Não perca tempo! Concessionárias que não possuem posicionamento digital vendem menos que a concorrência e não fortalecem sua identidade no mercado.
Então, se você não tem muita familiaridade com o meio online, mas deseja oferecer ao seu cliente um site que proporcione a melhor experiência de compra, entre em contato com a DealerSites.
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