Sem dúvidas, o nicho automotivo é altamente competitivo e não basta ter os melhores veículos ou os melhores preços. Definitivamente, é preciso apresentar diferenciais para ganhar autoridade de mercado e conquistar novos públicos.

Além disso, é imprescindível apresentar excelência não só nas lojas físicas, mas também no cenário virtual. Para se ter uma ideia, segundo estudo realizado pelo Car Buyer Journey, o consumidor que tem o interesse em adquirir um automóvel passa, em média, 60% da trajetória de compra realizando pesquisas na internet. Ou seja, ter uma boa reputação nas duas esferas (presencial e digital) pode ser fator decisivo para o sucesso de uma concessionária.

E o marketing pode auxiliar o seu estabelecimento nesse processo. Entretanto, esse segmento é muito abrangente e é necessário compreender qual formato é o mais eficaz para atender as demandas da sua loja. Por isso, acompanhe o artigo desta semana e descubra como funciona na prática as principais áreas de marketing e veja como elas podem ser inseridas nas estratégias do seu estabelecimento. Não perca!


Afinal, por que investir em estratégias de marketing?

A área de marketing é muito versátil e pode ser aplicada em diferentes fases da jornada de compra do cliente. Por exemplo, durante as campanhas promocionais e de lançamento, na fase de prospecção, na conversão de leads e, inclusive, nas etapas de pós-venda e fidelização.

Além disso, é uma estratégia adaptável a distintas plataformas e canais de comunicação. Quer dizer, pode ser eficiente para atingir potenciais compradores que priorizam meios tradicionais (meios impressos, outdoors e anúncios transmitidos pelo rádio ou televisão) e para criar conexão com aqueles que preferem as mídias mais imediatistas (podcasts, redes sociais e páginas digitais).

Em resumo, investir em marketing é extremamente importante para o desempenho de vendas de uma concessionária, pois ele pode trazer as seguintes vantagens: oferece meios para aumentar a área de atuação do estabelecimento, pode multiplicar a visibilidade e, até mesmo, construir uma reputação positiva perante os clientes e potenciais compradores.

Por que o marketing é importante para as lojas automotivas?

Vale lembrar que a área de marketing muda constantemente e sofre influência direta de fatores sociais, econômicos e, especialmente, da tecnologia. É essa pluralidade que torna o marketing um nicho de comunicação tão peculiar e abrangente, capaz de trazer inúmeros benefícios para as lojas automotivas, tais como:

·         Ajuda a promover lojas físicas e virtuais;

·         Fortalece relacionamento com o público-alvo;

·         Aumenta o nível de credibilidade das concessionárias;

·         Facilita o trabalho da equipe de vendas;

·         Reduz o custo de aquisição de novos clientes;

·         Eleva o percentual de fidelização;

·         Impacta positivamente na decisão de compra do cliente.

 

Ou seja, o marketing é uma estratégia vantajosa para as concessionárias que têm o objetivo de aprimorar o desempenho de vendas, tornar a negociação mais assertiva e almejam uma posição de destaque no cenário on-line.


Quais nichos de marketing podem ajudar sua concessionária a conquistar novos públicos?

Após conhecer as características e as vantagens do marketing, é recomendável entender como cada vertente dessa estratégia pode otimizar o seu poder de negócio. Confira a seguir.

 

1. Marketing de Relacionamento

Em geral, esse segmento de marketing tem o objetivo de criar uma conexão com o consumidor e busca estabelecer um relacionamento estável e permanente com o público que possui inclinação para negociar veículos ou contratar serviços automotivos.

Em outras palavras, o marketing de relacionamento visa transformar os clientes em verdadeiros defensores do seu estabelecimento. Desse modo, é possível conquistar uma boa reputação comercial e ganhar propaganda gratuita, afinal, quando o cliente está satisfeito, ele recomenda o atendimento, modelos e serviços da sua concessionária.


2. Marketing Digital e produção de conteúdo

É inegável que o marketing digital é uma das vertentes mais promissoras. Afinal, além de praticidade e possibilidade de disponibilizar conteúdo para um grande público sem a necessidade de altos investimentos financeiros, o hábito de acessar conteúdos virtuais (principalmente, as redes sociais) já está enraizado na rotina do consumidor brasileiro.

E o marketing digital oferece as diretrizes para produzir um material atrativo, útil e que desperta a empatia do público-alvo. Além do mais, ele aumenta o engajamento das postagens e dos anúncios da sua concessionária.

Ou seja, essa linha especializada no cenário virtual é capaz de otimizar a produção de conteúdo e gerar tráfego para o seu site, blog e loja virtual. Ao mesmo tempo que é um ótimo recurso para qualificar leads e atingir novos públicos.


3. Neuromarketing

O neuromarketing utiliza estudos e pesquisas científicas para entender o comportamento do consumidor. Isto é, por meio de análises, dados acadêmicos, conhecimentos de psicologia e áreas relacionadas, essa linha tenta prever qual abordagem e conteúdo pode ter mais influência e impacto positivo sobre o cliente.

Por fim, esse modelo de marketing usa como base as reações cerebrais e comportamentais que têm mais chances de motivar o cliente durante a trajetória de compra. Certamente, é um excelente aliado para a equipe de vendas.

 

SITE PREPARADO PARA O SETOR AUTOMOTIVO: O DIFERENCIAL COMPETITIVO DAS CONCESSIONÁRIAS QUE VENDEM MAIS!

Além de uma ação de marketing eficaz, contar com um posicionamento virtual bem-direcionado pode aumentar a autoridade da sua concessionária e atrair novos compradores.

E se o objetivo da sua loja é alavancar as vendas e construir uma presença digital marcante, a estratégia que, certamente, traz os melhores resultados é investir em um site personalizado para o setor automotivo. Afinal, ele pode melhorar a experiência de compra dos clientes e motivar possíveis compradores a adquirir modelos do seu catálogo ou showroom.

Conte com a equipe de tecnologia da Dealer para desenvolver o site da sua concessionária. Nosso time é referência no segmento e especialista em criar soluções digitais para o mercado automotivo.

Clique no link a seguir e entre em contato conosco: https://dealersites.com.br/contato

Fonte: Imagem - Freepik.com