De fato, são inúmeros os benefícios que uma estratégia de marketing bem-estruturada pode trazer. Afinal, essa área comunicacional pode impactar o posicionamento digital de um negócio, fortalecer o relacionamento com os clientes, aumentar o nível de autoridade no mercado e proporcionar poder de alcance para as ações publicitárias de um estabelecimento.
Mas, você já parou para pensar como criar a estratégia de marketing ideal para o perfil da sua concessionária? Já sabe quais benefícios essa iniciativa pode trazer para as campanhas da sua loja?
Se você busca essas respostas e deseja saber o que fazer para posicionar de maneira mais assertiva a sua concessionária perante o mercado e o seu público-alvo, então, acompanhe o artigo desta semana.
Por que a sua concessionária deve criar uma estratégia de marketing?
Segundo relatório da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, Fenabrave, no mês de novembro, aumentou o número de veículos emplacados; a alta registrada foi de 8,2% em relação ao mês anterior, representando 342.819 unidades. No acumulado do ano, o crescimento já é 4,5% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Ou seja, a tendência é de crescimento. Por essa razão, é imprescindível ter uma estratégia de marketing definida para aproveitar as oportunidades e sair na frente das concessionárias concorrentes.
Além de aprimorar o posicionamento de mercado do seu estabelecimento, a estratégia de marketing traz os seguintes benefícios:
- Facilita a gestão de tempo e de custos;
- Permite maior sincronia com o setor de vendas;
- Traz informações sobre os concorrentes;
- Torna as campanhas promocionais e de lançamento mais assertivas;
- Manter a motivação de compra do público;
- Cria empatia com potenciais compradores;
- Fortalece o relacionamento da concessionária com os clientes;
- Aumenta a taxa de fidelização.
Por fim, uma boa estratégia de marketing pode, inclusive, garantir leads mais qualificados, aumentar a porcentagem de conversão e tornar as negociações mais ágeis.
O que não pode faltar na sua estratégia de marketing?
Via de regra, para criar uma estratégia de marketing não há um padrão único. É um processo aberto que deve se adaptar aos objetivos de negócios e comunicacionais da concessionária. Entretanto, confira abaixo pontos indispensáveis para criar uma estratégia infalível:
1 - Defina os objetivos da sua concessionária
É comum lojas do mesmo segmento terem focos e propósitos diferentes, por exemplo, enquanto uma tenta se consolidar no mercado automotivo, a outra pode estar criando as primeiras ações de divulgação. Por isso, o primeiro passo é definir quais são os objetivos da sua concessionária e os resultados que devem ser atingidos com cada ação.
2 – Estabeleça o orçamento
Sem dúvidas, definir o orçamento é uma das etapas mais importantes de uma estratégia de marketing. Afinal, somente com uma planilha de controle financeiro será possível evitar gastos e dívidas extras. Vale lembrar que todas as despesas devem estar descritas, tais como: custos com parcerias, tráfego pago, anúncios patrocinados, produção de conteúdo, realização de eventos e campanhas de publicidade.
3 – Faça pesquisa de mercado
A princípio, para uma estratégia de marketing sair do papel, é fundamental fazer uma pesquisa do mercado e do perímetro de atuação da concessionária. Nessa etapa, devem ser coletados dados concretos sobre o cenário automotivo, informações sobre a economia brasileira e mundial, as tendências de consumo e os dados demográficos do público-alvo.
4 – Saiba o perfil do seu público
Esse estágio complementa a pesquisa de mercado. Isto é, a coleta de dados continua, porém agora o foco central é o seu cliente. Nessa fase da estratégia, é necessário buscar informações mais detalhadas sobre o perfil de consumo do seu público, as objeções, as necessidades imediatas, os desejos de compra, entre outras peculiaridades.
5 – Estude o posicionamento da concorrência
Saber como a concorrência atua e o que ela oferece ao público pode ser um ótimo diferencial competitivo para a sua loja. Em síntese, a sua estratégia de marketing deve informar quais veículos e serviços trazem mais lucro para as concessionárias concorrentes, o preço final de cada item, os canais usados para criar conexão com o consumidor, as ações de vendas, como elas se posicionam nas redes sociais etc.
6 – Escolha as plataformas de comunicação
Definitivamente, a tecnologia traz muitas facilidades para as relações sociais e de consumo, porém, ainda há uma parcela significativa de clientes que prioriza os meios de comunicação mais tradicionais. Em contrapartida, há aqueles com perfil mais prático e imediatista que priorizam as mídias mais instantâneas. Por isso, a escolha das plataformas de comunicação só deve ser feita após análise de perfil do público-alvo.
7 – Decida as métricas de monitoramento de performance
Além das etapas acima, é fundamental decidir quais métricas de performance a sua concessionária vai usar para monitorar o desempenho de cada ação de marketing. Afinal, são as métricas que irão mostrar os conteúdos que trazem melhores resultados e os estágios que precisam de ajustes ou novo direcionamento.
Em conclusão, com os passos citados acima, a sua concessionária já consegue elaborar uma estratégia de marketing eficaz, mas nada impede que durante o processo de criação sejam inseridas etapas complementares para tornar o escopo ainda mais direcionado.
POSICIONAMENTO DIGITAL: INDISPENSÁVEL PARA O SUCESSO DA SUA CONCESSIONÁRIA!
Se o objetivo profissional do seu estabelecimento é ter números expressivos em vendas, ser referência no mercado e ter conexão com o público-alvo, é indispensável se posicionar no ambiente virtual.
Além de uma estratégia de marketing estruturada, saber gerenciar as plataformas digitais pode ser a chave do seu sucesso. E a equipe da Dealersites é referência nacional na criação de soluções digitais para o mercado automotivo e podemos e pode te ajudar nesse processo.
Clique no link a seguir e entre em contato conosco: https://dealersites.com.br/contato
Fonte: Imagem - Freepik.com