De fato, atuar no segmento automotivo exige uma postura de venda assertiva tanto no ambiente físico como na esfera digital. Inclusive, as concessionárias que demonstram expertise no ambiente virtual têm mais chances de impactar positivamente clientes e potenciais compradores.

Por isso, é de suma importância que os empresários do setor estejam preparados para conduzir uma negociação on-line sem excessos ou abordagens superficiais. Ou seja, é fundamental atuar de maneira estratégica para facilitar a jornada de compra digital do cliente.

Mas, você sabe o que fazer para alavancar as vendas e aprimorar a jornada digital do seu cliente? Descubra no artigo desta semana. Não perca!


O que caracteriza uma jornada de compra digital? 

A princípio, a jornada de compra digital engloba todo o percurso que o potencial cliente percorre antes, durante e após a aquisição. Especificamente, faz referência aos seguintes estágios: pesquisa virtual, decisão, compra e pós-venda.

Sem dúvidas, apresenta uma vantagem competitiva, a concessionária que apresenta as seguintes características: consegue identificar em qual etapa da jornada o potencial cliente está, que compreende a necessidade da persona e que inicia uma negociação mais direta e incisiva no momento certo.

Em síntese, para converter mais vendas no cenário digital, não basta apresentar um vasto showroom ou catálogo de serviços com preços atrativos; é essencial entender as dores do cliente automotivo em cada fase, preferencialmente, antes do primeiro contato direto.


Afinal, como encantar o cliente em cada um dos estágios?

A seguir, descubra quais iniciativas podem aprimorar o seu posicionamento de vendas e, como consequência, elevar a satisfação do cliente durante a jornada digital.

 

  1. Pesquisa

Via de regra, é um processo longo, que pode durar até meses. É onde tudo começa, é aquela fase que o potencial comprador faz pesquisas de modelos, analisa o custo-benefício, procura alternativas que sejam compatíveis com seu poder aquisitivo e investiga os lançamentos que podem atender às suas necessidades e desejo de consumo.

Para se destacar nessa etapa inicial, invista na capacitação da equipe de atendimento e de vendas on-line; disponibilize uma plataforma digital com navegabilidade; aposte em um layout atrativo e em imagens com boa resolução; e deixe em evidência informações sobre os diferenciais, formas de pagamentos e simulações de financiamento.

 

  1. Decisão

Após se dedicar às pesquisas, o próximo passo do cliente digital é o processo de negociação, uma vez que ele já decidiu que necessita da aquisição do carro ou da contratação do serviço automotivo, entretanto, ainda não sabe qual concessionária oferece a melhor opção.

Em vista disso, uma ação eficaz para essa etapa é facilitar a trajetória de compra, ou seja, trazer informações detalhadas e assumir uma postura de atendimento persuasiva e segura. Além disso, é crucial que a página de vendas transmita conhecimento técnico e versatilidade – para facilitar as negociações e manter a motivação de compra do potencial cliente.

 

  1. Compra

É nesta etapa que o potencial comprador vai, efetivamente, fechar negócio. Para aprimorar a experiência desse novo cliente, a sua concessionária deve ser objetiva, proativa e ser capaz de preparar toda a parte burocrática com agilidade e eficiência.

Afinal de contas, o cliente digital, na maioria dos casos, possui um perfil de consumo mais prático e diretivo, que preza por soluções instantâneas e funcionais.

 

  1. Pós-venda

Por fim, para ter um posicionamento diferenciado na esfera digital, a sua concessionária não pode esquecer do pós-venda. É, justamente, nessa etapa da jornada de compra que a maioria dos estabelecimentos automotivos comete equívocos, pois considera que o ciclo se encerra após a aquisição. Porém, quando usada estrategicamente, esse estágio é uma excelente oportunidade para conquistar a fidelização.

Por isso, mostre disponibilidade em diferentes plataformas e canais de contato (chat, e-mail, telefone, representantes presenciais, WhatsApp, entre outros).

 

MYDEALER: FERRAMENTA PARA APRIMORAR AS VENDAS E O RELACIONAMENTO COM O CLIENTE

Como vimos, manter um posicionamento sólido no ambiente digital pode influenciar significativamente os resultados das lojas automotivas e a experiência do cliente dessa categoria.

E sai na frente da concorrência as concessionárias que investem em ferramentas de gerenciamento de plataformas digitais como o MyDealer. Afinal de contas, esse recurso permite a integração com qualquer sistema CRM, agrega praticidade para as ações virtuais e garante autonomia e funcionalidade para a plataforma de vendas.

Principais vantagens do MyDealer: cadastramento facilitado de banners e ofertas, acompanhamento da entrada de leads, fácil manutenção do catálogo de veículos, atualização automática da ficha técnica de acordo com as especificações das montadoras, entre outras ações pertinentes às transações comerciais.

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