Acompanhar as flutuações da economia é fundamental para os estabelecimentos que atuam no cenário comercial, inclusive, para as concessionárias. Por exemplo, a inflação (que provoca o aumento do preço de bens e serviços) pode impactar diretamente nas vendas de automóveis.

Segundo pesquisa realizada pela Agência Autoinforme, a inflação do automóvel registrou aumento de 1,7% em outubro. Ou seja, o atual momento merece a atenção dos lojistas. Afinal, quando a inflação sobe, automaticamente, o poder aquisitivo do consumidor é afetado.

Por essa razão, quando a inflação está em alta, é essencial adotar estratégias para contornar os efeitos negativos e manter a estabilidade das vendas.

E se o objetivo da sua concessionária é conservar bons índices de vendas, mesmo no superávit da inflação, então, acompanhe o artigo desta semana. Boa leitura!

 

Por que a inflação impacta negativamente as vendas da sua loja

A princípio, a inflação ocorre quando o preço final de bens e serviços registra elevação; é caracterizada inflação quando esse aumento é registrado em diferentes segmentos e não apenas em um nicho de mercado.

No nicho automotivo, a inflação foi impulsionada pelo aumento do custo dos serviços de seguros (alta de 4%), pela elevação no valor do combustível (alta de 2%), e pelo preço final das peças de reposição (elevação de 2%).

Definitivamente, a alta da inflação afeta toda a economia. Isso acontece porque, quando o índice sobe, o poder de compra do consumidor final diminui – quer dizer que com a mesma quantia se adquire menos produtos e serviços.

Desse modo, as concessionárias também são alvos dessa variação de preço e, como consequência, podem encontrar dificuldades para finalizar a venda de automóveis e sofrer com quedas no faturamento.

 

Estratégias que podem salvar as vendas da sua concessionária nos períodos de inflação

A seguir, confira ações que podem ajudar o seu estabelecimento a manter o ritmo de vendas estável mesmo em momentos de alta inflacionária.


1 - Controle de custos operacionais e das despesas

Em geral, para a sua concessionária funcionar de maneira saudável, ela deve monitorar os custos operacionais e as despesas gerais. Por exemplo, uma iniciativa que a sua loja pode colocar em prática é disponibilizar treinamento para as equipes de atendimento e de vendas. Essa ação diminui a rotatividade entre os colaboradores e os gastos operacionais com novas contratações.

Ao economizar com despesas internas, a sua concessionária terá mais aporte financeiro para adquirir novos modelos para o showroom e, dessa forma, oferecer opções mais acessíveis em momentos de inflação.


2 - Cautela ao repassar preços

Uma estratégia para manter a motivação de compra do potencial cliente é ter cautela no momento de repassar os preços dos carros. Mesmo com o aumento do valor das peças de reposição e dos custos de fabricação, não é aconselhável que o preço final oferecido ao cliente seja muito elevado. Pode parecer uma ação simples, mas segurar a margem de preço pode blindar a sua concessionária das variações da economia.

Na hora de precificar, uma sugestão é pesquisar a postura da concorrência, o seu perímetro de atuação e o poder de compra do seu público-alvo.


3 - Gestão eficiente do showroom

Uma forma de se prevenir dos danos da inflação é fazer a gestão do showroom. Em síntese, escolher diferentes modelos de veículos durante a composição do showroom proporciona ao seu estabelecimento a possibilidade de atender diferentes perfis de clientes.

Além disso, um bom gerenciamento nessa etapa permite que você não pague valores exorbitantes durante os períodos de inflação e, consequentemente, você consegue garantir um bom preço final para o consumidor no ato da revenda.

 

PLATAFORMAS DIGITAIS: ALTERNATIVA EFICAZ PARA MANTER AS VENDAS EM ALTA!

Os estabelecimentos comerciais que investem em plataformas digitais aumentam a visibilidade e o poder de alcance. Como resultado, garantem bons números de venda. Além disso, as plataformas podem auxiliar, inclusive, no gerenciamento e no crescimento da sua concessionária.

Se o objetivo da sua loja é ser referência em vendas, mesmo com as variações da economia, é fundamental fazer parte do ambiente virtual, em especial, dispor de um site personalizado. A equipe de tecnologia da DealerSites é especialista na criação de soluções digitais para o mercado automotivo e pode te ajudar nesse processo.

Clique no link a seguir e entre em contato conosco: https://dealersites.com.br/contato