Além de acompanhar as tendências do mercado e conhecer o perfil de consumo do cliente, é crucial que a sua concessionária priorize a Experiência do Usuário (User Experience UX) para aproveitar o bom momento de vendas.

Inclusive, de acordo com dados preliminares do Renavam, somente no mês de julho, foram emplacados 225,6 mil automóveis comerciais leves, caminhões e ônibus – o melhor volume de vendas mensal desde dezembro de 2020.

Além das informações apresentadas pelo Renavam, estimativa divulgada pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) também confirma o bom cenário para o mercado automotivo. De acordo com a entidade, a previsão é que até o final de 2023 haja crescimento de 5% a 7%.

Sem dúvidas, conseguirá aproveitar o panorama positivo, os estabelecimentos que priorizam o relacionamento com o cliente e, em especial, a experiência do usuário.

Em vista disso, acompanhe o artigo desta semana e saiba como a sua concessionária pode potencializar a interação com os clientes e, consequentemente, elevar os lucros. 


Afinal, o que é experiência do usuário? Por que a sua concessionária deve investir nesse conceito?

Via de regra, experiência do usuário engloba toda a interação que o cliente ou potencial comprador faz com algum produto, serviço, aplicativo, atendimento, página de vendas, site etc.,

O termo também faz referência às impressões, sensações e percepções do usuário. Por essa razão, exerce muita influência em setores específicos, tais como: atendimento ao cliente, fidelização, elaboração de estratégias, campanhas de marketing e ações de vendas.

Para conseguir proporcionar uma experiência diferenciada, a sua loja deve se atentar a pontos estratégicos, dentre eles: o desempenho dos atendentes e consultores de vendas; a estética do ambiente e dos materiais de apoio e a acessibilidade, usabilidade, funcionalidade, desejabilidade e utilidade do showroom e catálogo de serviços.

Por fim, a sua concessionária deve prestar atenção nesse conceito pelas seguintes razões: 

  • Ele contribui com a satisfação dos clientes, melhora a reputação do seu negócio;

  • Eleva os níveis de autoridade e confiabilidade;

  • Ajuda a identificar e atender às necessidades de consumo do público e é um excelente recurso para elevar as vendas.


Como aprimorar a experiência do seu usuário?

A seguir, conheça algumas iniciativas que podem melhorar a experiência de uso dos seus clientes. Além do mais, são ações que podem trazer benefícios significativos para o posicionamento de mercado e as estratégias de marketing e vendas da sua concessionária.

 

1. Aposte em produção de conteúdo

De fato, uma maneira eficaz de qualificar a experiência do usuário é disponibilizar conteúdo que traga respostas para possíveis questionamentos do dia a dia, que esclareça dúvidas e que seja capaz de agregar praticidade. Por exemplo, divulgar informativos periódicos sobre as novidades do nicho automotivo, catalogar os veículos mais vendidos, trazer dados sobre a variação de preços dos combustíveis, entre outros.

Uma dica valiosa é conhecer as preferências e o comportamento do público-alvo. Além disso, utilize as métricas de performance para identificar o que dá certo e o que necessita de reajustes. Dessa forma, a sua produção de conteúdo ficará mais direcionada e assertiva.


2. Ofereça opções de contato para o cliente

Outra iniciativa para satisfazer a cartela de clientes é estar disponível e prestar suporte eficiente em variados canais e plataformas. Ou seja, saí na frente da concorrência e têm mais chances de conquistar empatia, o estabelecimento que oferece opções de contatos, por exemplo: atendimento presencial, telefone, chat, e-mail, redes sociais, WhatsApp, entre outros.

Em síntese, eleva o bem-estar do cliente as concessionárias que investem na integração dos canais – na estratégia omnichannel.



3. Invista em Mobile First

Ir além do tradicional, certamente, é um ótimo diferencial competitivo e investir na tecnologia Mobile First vai transmitir contemporaneidade e facilitar muito a experiência do seu usuário. Uma vez que esse recurso possibilita que o cliente acesse de maneira móvel e com boa navegabilidade o site, o blog e as suas plataformas de venda com a mesma qualidade do formato convencional (desktop).

Em outras palavras, você vai permitir que o usuário conecte as páginas digitais do seu negócio por meio de celulares e tablets, desse modo, irá flexibilizar a experiência e tornar o contato mais dinâmico.


MYDEALER: UM ALIADO EFICAZ PARA ALAVANCAR AS VENDAS E APRIMORAR A EXPERIÊNCIA DO CLIENTE

Como vimos, proporcionar uma experiência qualificada pode ser decisivo para o aumento das vendas e da satisfação do público-alvo.

E ganha destaque perante o cliente e a concorrência as lojas que investem em posicionamento virtual e, especialmente, em ferramentas de gestão de plataformas como o MyDealer. Ele é um altamente funcional, permite a integração com qualquer sistema CRM, traz praticidade para as ações on-line da sua concessionária e garante eficiência para a plataforma de vendas.

Além disso, facilita o cadastramento de banners e ofertas, possibilita o acompanhamento da entrada de leads, auxilia na manutenção do catálogo de veículos, faz a atualização automática da ficha técnica dos veículos de acordo com as especificações das montadoras, entre outras atividades pertinentes ao processo de vendas.


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Fonte: Imagem - Freepik.com