Como sabemos, o mercado automotivo passa por transformações constantes. A cada momento, surgem novas formas de financiamento e modalidades de negociação, em especial, dos modelos seminovos.

E a demanda por financiamento automotivo é um recurso que está em destaque no momento. Segundo pesquisa realizada pela instituição B3, empresa de infraestrutura do mercado financeiro, a opção de financiar automóveis teve alta de 6,8% em 2021, o que representa um montante de 5,9 milhões de veículos – e desse total, 80% são de carros seminovos.

Ou seja, acompanhar as novidades sobre financiamento e processo de negociação deve estar no foco das atividades da sua concessionária. E, para contribuir com o processo de vendas da sua loja e te ajudar a oferecer a melhor jornada de compra para os seus clientes, o artigo de hoje traz dicas práticas sobre financiamento e negociação de modelos seminovos.

Boa leitura!


Qual a melhor maneira de negociar veículos usados e seminovos?

Definitivamente, são inúmeras as opções disponíveis para o cliente que deseja adquirir um carro usado ou seminovo. E saber se posicionar no momento da negociação pode ser um fator determinante para a finalização da compra.

Porém, para aumentar as chances de fazer um bom negócio, fazer uma abordagem diferenciada é essencial. Confira abaixo, dicas eficazes para facilitar a negociação com o cliente que deseja adquirir um veículo seminovo:

 

· Possuir conhecimento profundo sobre o universo dos seminovos: mostrar conhecimento técnico sobre os veículos e estar ambientado com as novidades do nicho dos modelos com baixa quilometragem pode transmitir mais segurança para o cliente potencial. Além disso, ao demonstrar mais conhecimento durante a negociação, o vendedor consegue conduzir com mais facilidade e persuasão a apresentação das peculiaridades da venda.

 

·   Ter autoridade ao apresentar as características do automóvel, o valor e as formas de pagamento: para ter saldo positivo em uma negociação, apresentar uma postura segura pode trazer grandes resultados e diminuir a margem para possíveis objeções. Ter essa autoridade, principalmente, no momento de levar até o potencial comprador os benefícios do carro, as informações sobre o preço final e as flexibilidades de pagamento pode aumentar as chances de venda.

 

·  Apresentar as garantias e histórico de revisões: sem dúvidas, comprovar que o veículo seminovo está com todas as revisões e possíveis reparos em dia aumenta, exponencialmente, as chances da venda ser concluída. Além disso, para convencer o possível cliente, uma dica eficaz é oferecer um período de garantia dos principais sistemas e peças, tais como: motor, freios e parte elétrica.


Como vimos, durante a negociação com o cliente é indispensável apresentar conhecimento e um diálogo seguro e persuasivo. Dessa forma, além de um momento que pode trazer vantagens para comprador e vendedor, a possibilidade de alavancar os lucros líquidos do seu estabelecimento é mais concreta.

 

Financiamento de automóveis seminovos

Veja agora como funciona o processo de financiamento dos veículos seminovos. E conheça os pontos que são fundamentais para essa modalidade de pagamento:

 

·   Definição de onde será realizado o financiamento: o cliente pode escolher os bancos tradicionais, empresas especializadas ou instituições de crédito;

 

·      Avaliação das condições de financiamento: após a análise de crédito do comprador, é definido o valor e número de parcelas, as taxas e o CET – Custo Efetivo Total;

·     Comparação entre as opções disponíveis: é comum o cliente realizar uma pesquisa prévia para, enfim, decidir qual empresa e concessionária são mais interessantes para o seu orçamento. Por isso, é importante disponibilizar condições negociáveis e, inclusive, plataformas online que permitam diferentes simulações do valor de entrada e das parcelas mensais.


Em resumo, para oferecer condições de financiamento atrativas, é necessário saber o que o mercado oferece e o que o seu cliente está disposto a negociar. Por isso, acompanhar as evoluções do cenário automotivo e estar ambientado com as novas formas de consumo pode ser o grande diferencial da sua concessionária.

 

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Sejam veículos novos, ou seminovos, na hora de comprar, mais de 70% dos compradores desejam envolver seu carro na negociação, como também encontrar as melhores opções de financiamento.

E, antes mesmo que o cliente visite a sua concessionária, é muito comum que ele faça pesquisas na internet sobre esses dois pontos. Uma vez que todo mundo quer fazer a melhor negociação possível, não é mesmo?

Pensando nisso, a Dealersites está para lançar o seu novo produto: o DXP | Digital Experience, que é a ferramenta definitiva de vendas online para concessionárias. 

Com ela, antes mesmo de falar com qualquer pessoa, o seu cliente irá descobrir uma valor estimado para o seu seminovo envolvido na negociação, como também as melhores opções de financiamento.

Além disso, tem a função de aprimorar o posicionamento de vendas da sua loja e de oferecer a melhor experiência de compra para o público consumidor. Inclusive, facilita o trabalho das equipes de venda, pois disponibiliza ao seu time de vendas, informações cruciais para conduzir uma boa negociação.

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