Se você é um gestor de concessionária com o grande desafio de otimizar os resultados, precisa conhecer e se atentar a um termo bastante popular: customer success

Em um mercado cada vez mais competitivo, onde as expectativas dos consumidores estão em constante evolução, garantir o sucesso do cliente passa a ser prioridade para qualquer negócio, incluindo concessionárias.

Mas o que exatamente é "Customer Success"? E como você pode construir uma estratégia eficaz e de alto engajamento com os clientes da sua concessionária?

Vamos responder essas e outras perguntas no conteúdo deste artigo. Por isso, continue a leitura e acompanhe com a gente! Vamos lá?

O que é customer success e por que virou tendência?

De uma forma resumida, podemos dizer que o Customer Success é o segredo para construir relacionamentos com clientes que durem muito!. 

Quando falamos em concessionárias, podemos considerar que o Customer Success é como ter um amigo na loja de carros. 

Imagine você comprando um carro e, em vez de simplesmente te venderem o veículo, eles se tornam seu parceiro de confiança na jornada automotiva. 

Eles estão sempre lá para garantir que você aproveite ao máximo sua compra, ajudando com dicas, manutenção e até mesmo surpreendendo com mimos de vez em quando. 

É sobre fazer você se sentir cuidado e valorizado, para que cada vez que você pense em um carro novo, a primeira coisa que venha à mente seja essa amizade automotiva. 

E você, como gestor de uma concessionária, pode e deve fazer com que toda a equipe carregue esse sentimento de encantar o cliente. É bom para todo mundo!


5 passos para aplicar Customer Success em uma concessionária

Abaixo você irá receber algumas dicas práticas que são extremamente úteis para aplicar o Costumes Success na sua loja! 

1. Compreenda as Necessidades do Cliente

Nesta etapa, você vai se dedicar em conhecer profundamente seus clientes.

  • Realize pesquisas de mercado para entender as expectativas dos clientes.

  • Crie personas de clientes para identificar suas necessidades específicas.

  • Mantenha um canal aberto de comunicação para receber feedback constante dos clientes.

2. Treine a Equipe de Atendimento

O treinamento da equipe de atendimento é talvez o ponto mais importante. 

  • Forneça treinamento sobre habilidades de comunicação e empatia.

  • Eduque a equipe sobre os produtos e serviços oferecidos.

  • Ensine-os a antecipar as necessidades do cliente e a resolver problemas de forma eficaz.

3. Personalize a Experiência do Cliente:

Neste ponto, tente adaptar o atendimento ao cliente com base nas informações coletadas. 

  • Adapte o atendimento ao cliente com base nas informações coletadas.

  • Ofereça soluções personalizadas para atender às necessidades individuais dos clientes.

  • Surpreenda os clientes com benefícios exclusivos e ofertas personalizadas.

4. Implemente um Sistema de Acompanhamento:

Aqui, considere a importância de usar um sistema de CRM para rastrear interações com os clientes.

  • Configure lembretes automáticos para garantir que as etapas importantes do relacionamento com o cliente sejam cumpridas, como follow-ups pós-venda.

  • Categorize e segmente seus clientes com base em informações demográficas, histórico de compras e preferências para uma abordagem mais personalizada.

  • Utilize análise de dados para identificar tendências e oportunidades de melhoria em sua estratégia de Customer Success.

5. Ofereça Suporte Pós-Venda Contínuo:

Manter o contato pós-venda é uma estratégia essencial. 

  • Mantenha contato com os clientes após a compra para garantir que eles estejam satisfeitos.

  • Forneça suporte técnico e serviços de manutenção confiáveis.

  • Esteja disponível para responder a perguntas e resolver problemas após a venda.

Dica bônus: Integração de CRM para concessionárias

Você pode ter a melhor equipe do mundo, mas ainda sim vai precisar de ferramentas eficientes para seus projetos de customer success para concessionárias. 

Como vimos, um dos pontos mais importantes para construir essa relação com os seus clientes é a utilização de um sistema de CRM, onde você vai armazenar dados e se comunicar com seus consumidores.  

Para isso, você pode apostar em plataformas como o MyDealer. Ele é um sistema de gestão de sites para concessionárias altamente funcional, permite a integração com qualquer sistema CRM!

Ou seja, além de poder cuidar e gerenciar a ficha técnica dos veículos, trabalhar com banners e promoções, você aproveita para conectar seu CRM ao MyDealer e fortalecer seu relacionamento com os clientes. 

E aí, gostou das nossas dicas de customer success para concessionárias? Esperamos que sim! 

Continue acompanhando nosso blog e até o próximo conteúdo ;)


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Fonte: Imagem - Freepik.com