Sem dúvidas, em um mercado altamente competitivo, qualquer particularidade pode fazer a diferença durante a etapa de negociação. Inclusive, essa afirmação faz muito sentido para o setor automotivo, pois com o elevado número de concorrentes, são os detalhes que podem fazer você perder uma venda!

E muitas vezes, esses detalhes estão relacionados ao ambiente digital – em especial, ao site das concessionárias. E para que ele funcione de forma satisfatória, um site necessita apresentar excelência no desempenho; e a navegabilidade é um recurso fundamental para tornar a experiência de compra do cliente agradável.

Por isso, é necessário elaborar um site personalizado e que funcione corretamente, independente do número de acessos ou visitas. Além disso, a navegação do visitante pela página deve ser ágil e o layout deve distribuir as informações de maneira organizada. Ou seja, o cliente deve encontrar a informação que procura em poucos cliques.

Via de regra, sua concessionária não terá o resultado esperado se oferecer ao cliente um site qualquer. Afinal, o site é a identidade da sua loja, é o seu cartão de apresentação no cenário digital.

Se esse tema chamou a sua atenção e você quer mais informações sobre como pode aprimorar a experiência de navegação dos clientes no site da sua concessionária, esse artigo é para você. Continue a leitura e saiba como melhorar a navegabilidade do seu site e, por consequência, aumentar os números de acessos e a taxa de conversão. 


AFINAL, O QUE É NAVEGABILIDADE? COMO APLICAR NO SITE DA MINHA LOJA? 

De maneira geral, navegabilidade é o caminho que o usuário faz para chegar a uma informação. Em poucas palavras, quanto mais fácil e intuitivo for esse caminho, mais navegabilidade o site apresenta.

Na prática, o site da sua loja pode aplicar a navegabilidade em etapas, confira abaixo:


DIVIDIR O CONTEÚDO POR CATEGORIAS

Não distribua o conteúdo informativo do site da sua concessionária de maneira aleatória. Procure agrupar os temas que apresentam similaridade. Por exemplo, em uma aba do menu é possível inserir o título “Seminovos” e divulgar informações e imagens com os veículos dessa categoria que estão disponíveis no seu showroom.

Outra dica é inserir campos reservados para os demais veículos da sua loja, como: “Veículos utilitários”, “Modelos SUV’s”, “Veículos de carga”, entre outros. O que vale é unir em um mesmo espaço todos os itens com temática semelhante. Desse modo, os assuntos não ficam dispersos no site e o cliente encontra as informações com agilidade.


DEIXE O CAMPO "BUSCAR" EM DESTAQUE

Imagine o seguinte cenário:  você acessa um site com um visual atrativo e cheio de imagens de impacto, porém não encontra no primeiro momento a informação ou item que você busca. Você procura por mais alguns minutos, acessa alguns campos apresentados no menu principal, mas ainda não encontra o conteúdo desejado. Tal fato, diminui a sua intenção de compra e desperta a vontade de sair do site e buscar a informação em outra página, não é mesmo?

Essa situação pode acontecer com o seu site. Por falta de organização e navegabilidade, seu cliente pode perder o interesse no seu produto e procurar o site da concorrência.

Por essa razão, deixe o campo de pesquisa em destaque. Afinal, todo o trabalho de divulgação da equipe de marketing e vendas pode ser desperdiçado se o cliente não localizar o que deseja com facilidade.


MANTENHA O MENU DE NAVEGAÇÃO FIXO

Um fator essencial para a boa navegabilidade do site é o menu de navegação. Afinal, ele serve como uma bússola, que irá direcionar o visitante até o item ou informação desejada. É nele que deverão estar as categorias e subcategorias do site da sua concessionária. Além de estar em uma posição de destaque no site, ele deve ser acessível em todas as janelas – mesmo quando o cliente avançar ou retroceder uma ação, o menu deve estar visível.

Com certeza, fixar o menu de navegação, aprimora a experiência de compra online do cliente, pois permite o acesso à informações relevantes para a finalização da compra em qualquer etapa da negociação. Ainda mais, é um recurso que pode contribuir com o aumento do ticket médio da venda, isso porque deixa ao alcance do cliente outros artigos e serviços que podem ser acrescentados à compra. Alguns exemplos que podem estar fixados no menu do seu site são: linhas de acessórios automotivos, serviços de revisão e polimento, entre outros.


DISPONIBILIZE INFORMAÇÕES EM POUCOS CLIQUES

A princípio, é preciso deixar em evidência as informações mais importantes para a negociação. De fato, o cliente não pode encontrar durante a navegação pela página excesso de informação visual ou textual que possa adiar a finalização da compra.

Vale lembrar que em uma negociação comercial qualquer detalhe pode fazer a diferença. Ou seja, oferecer ao cliente a melhor experiência digital pode ser crucial para: a efetivação da compra, o crescimento da taxa de conversão de leads e o aumento do número de visitas e acessos ao site da sua concessionária.


SITE COM NAVEGABILIDADE E COM ALTA PERFORMANCE EM VENDAS É COM A DEALERSITES!

A DealerSites é especializada em criar soluções voltadas para a digitalização do mercado automotivo. Somos a opção ideal para ajudar a sua concessionária a oferecer a melhor experiência de compra para o cliente online.

Estamos desde 2015 no setor automotivo e ajudamos montadoras, concessionárias e revendas de todo o Brasil a desenvolver plataformas digitais 100% voltadas ao setor automotivo, à performance de vendas e à análise e integração de dados.

Entre em contato conosco pelo link: https://dealersites.com.br/contato 

Fonte – Imagem: Freepik.com