Uma negociação de sucesso não termina na assinatura do contrato. Ter um pós-venda excepcional é um diferencial competitivo importante por vários motivos:



  • Satisfação e fidelização: ao oferecer suporte, peças, seguro, acessórios, manutenção e outros serviços adicionais de qualidade, a concessionária demonstra seu compromisso em fornecer um atendimento completo.


  • Feedback valioso: investir na etapa de pós-venda permite que a concessionária obtenha retorno direto dos clientes sobre a experiência de compra e uso do veículo, informações valiosas para identificar áreas de melhoria e aprimorar os processos internos.


Segundo um estudo da NADA, no mercado automotivo, cada 1% de aumento na retenção de clientes representa um aumento de $700 milhões de dólares em receitas anuais ou cerca de $150 milhões de aumento por concessionário.

Com o apoio da Dealersites, vários clientes com sites desenvolvidos por nós compreenderam a importância de investir em estratégias focadas nos serviços automotivos e atingiram alta performance na geração de leads na área, já chegando a atingir 40% dos leads gerados para serviços de pós-vendas, complementando o fluxo de vendas.

Confira abaixo algumas dicas para desenvolver também o setor de pós-vendas.


Atenção especial para as páginas de pós-vendas


O cliente já possui comportamento digital. Por isso, as páginas de pós-vendas se tornaram um dos mais importantes pontos de contato com a concessionária. Enfatizar os diferenciais de segurança, especialização, confiança e conforto em relação aos serviços oferecidos são pontos essenciais.


Para os clientes Dealersites, as ativações acontecem com suporte da equipe de sites, que possui estudos avançados sobre conversão em formulários e performance de páginas para o setor automotivo.


Dica: A taxa de retorno do cliente aumenta 2.3 vezes quando os serviços de pós-vendas são apresentados no momento da compra (NADA, 2018). Com clientes cada vez mais exigentes e digitais, apresente os canais e páginas pelo qual o cliente poderá entrar em contato com a concessionária, garantindo uma experiência mais fluida.



Campanhas de pós-vendas para o site


Não espere o cliente. De forma pró-ativa, uma estratégia indicada é criar campanhas específicas que levam para as páginas de pós-venda da concessionária. 


Se a tecnologia já impacta a forma como os automóveis são desenvolvidos e vendidos, o pós-venda não ficaria para trás. A segmentação digital é uma arma poderosa para chegar nos clientes certos, na hora certa. 


Dica: Seja por meio de mídia paga (anúncios digitais), redes sociais, CRM ou outros canais digitais, crie planos de manutenção, renovação e upgrade dos veículos e mantenha-se relevante para o cliente após a compra. Lembre o cliente que o automóvel que passa pelos cuidados da mão de obra especializada é mais valorizado no mercado. 



Focando na experiência


Para potencializar o pós-venda, outros pontos são considerar as peculiaridades de cada marca e entender que o cliente quer muito mais do que serviço de qualidade. Ele quer transparência, comodidade, atendimento digital e presencial de excelência, rapidez e segurança. Para isso, treinar a sua equipe com foco em ter o melhor atendimento para a área é um dos pontos-chave.


Dica: Encante o seu cliente com um atendimento personalizado e omnichannel para melhorar a performance das vendas e da retenção. A junção de todos esses fatores criam a experiência. 



Páginas focadas em alta performance, estratégias digitais integradas e foco na experiência do cliente


Com essas ações, apoiadas com todo o suporte das equipes da Dealersites, clientes que utilizam a plataforma de gerenciamento MyDealer crescem no oferecimento de serviços, já chegando no marco de 40% do volume de leads para o setor de pós-vendas de uma forma menos burocrática e mais digital e fluida.



Buscando dicas de como começar no meio digital? Acesse o eBook gratuito: