Uma das tendências do mercado automotivo para o segundo semestre é o crescimento das modalidades comerciais online. Em poucas palavras, isso quer dizer que o posicionamento no cenário virtual é crucial para as concessionárias que desejam aprimorar o desempenho das vendas e facilitar a Jornada de Compra dos seus clientes.


Nesse sentido, uma plataforma virtual que pode facilitar o processo de divulgação da sua loja e ser uma ferramenta eficaz de venda é o Instagram. Uma vez que, segundo dados do portal Hootsuite, no Brasil já são mais de 122 milhões de usuários ativos, que acessam essa rede social para ter contato com publicações de entretenimento, com material informativo e, inclusive, se conectar com as marcas.


Dessa forma, o tema central do artigo desta semana será o Instagram e como ele pode ser útil para a sua concessionária. Por isso, continue a leitura e conheça dois recursos dessa rede social que caíram no gosto popular e que podem ser ferramentas incríveis para a sua loja se aproximar do público-alvo e, como consequência, melhorar os índices de vendas.


QUAIS VANTAGENS O INSTAGRAM TRAZ PARA A MINHA LOJA?

Em primeiro lugar, o apelo visual é a característica mais marcante dessa rede social. Isso porque possibilita a exibição de conteúdo visual por meio de: fotos com resolução de qualidade e em diferentes formatos, gravação de vídeos sem a necessidade de conhecimento técnico, além de disponibilizar ferramentas que tornam as montagens visuais mais atraentes.


Além disso, recursos como o Story e o Reels permitem a conexão e interação com o potencial cliente por meio de enquetes, caixa de perguntas e sugestões e a participação nos comentários dos conteúdos postados. Sem dúvidas, esses dois recursos do Instagram trazem engajamento para as publicações da sua concessionária e são aliados na Jornada de Compra do Cliente.


Confira abaixo as principais funcionalidades e particularidades dessas duas ferramentas tão conhecidas e aclamadas pelos usuários da plataforma. São ferramentas que se utilizadas da maneira correta, proporcionam conexão e auxiliam no processo de divulgação dos produtos e serviços da sua concessionária.


POR QUE MINHA LOJA DEVE UTILIZAR O STORY?

Com toda certeza, as empresas que conseguem conexão com o público são as primeiras a serem lembradas no momento da compra. Inicialmente, na Internet, essa conexão acontece por meio dos conteúdos – e se destaca quem sabe elaborar um conteúdo de impacto e atrativo.


E é o Instagram que pode auxiliar a sua concessionária nessa jornada em busca da conexão com o cliente, em especial, o Story – segundo informação divulgada pelo portal especializado em tecnologia, MLabs, 70% dos brasileiros cadastrados no Instagram consideram os stories um ótimo instrumento para conhecer produtos e serviços.


Ou seja, a sua loja pode utilizar alguns dispositivos do Story, como por exemplo: as ferramentas de texto, a possibilidade de inserir trilha sonora, os emojis e GIFs para se apresentar ao grande público.


Uma possibilidade é deixar ao alcance do público imagens atrativas e de boa resolução do seu showroom e da linha de produtos ofertados. Além disso, pode divulgar promoções em datas comemorativas – já que as publicações não ficam fixadas na página.



O REELS É INDICADO PARA A MINHA CONCESSIONÁRIA?

Em 2019, o Instagram disponibilizou aos usuários o Reels – uma alternativa para dar mais destaque para os vídeos e concorrer com o TikTok. De maneira geral, o funcionamento do Reels tem como base a junção de vídeos curtos com áudios e músicas de outras gravações. Além disso, possibilita a edição e a inserção de legendas para facilitar a compreensão do público.


Vale lembrar que antes de divulgar o Reels da sua concessionária, é preciso levar em consideração o seu público-alvo e, principalmente, a faixa-etária dos seus clientes. Isso porque não adianta disparar um vídeo com temática mais jovial se o público que consome seus produtos tem idade entre 35 e 50 anos, por exemplo.


Ou seja, crie um Reels criativo que interaja com sua audiência real e que satisfaça a sua curiosidade e necessidade. Além disso, não esqueça de utilizar uma linguagem que faça parte do cotidiano dos seus clientes. Por exemplo, se o foco das suas vendas são os carros de luxo, não vai ter vantagem para o seu negócio apostar em uma temática que ressalte os modelos mais populares.


Por fim, esse recurso pode ajudar a humanizar a sua concessionária. Isto é, pode ser utilizado para exibir as instalações da sua loja, apresentar sua equipe de vendas, mostrar os bastidores do dia a dia e, até mesmo, a execução de algum serviço executado pela sua loja.


QUEM NÃO MARCA PRESENÇA NO AMBIENTE DIGITAL, VENDE MENOS!

Além de postar conteúdo criativo e de impacto no Instagram, sua loja deve pensar em outras plataformas digitais – como um site personalizado, por exemplo. Afinal, alguns clientes podem estar mais familiarizados com meios de comunicação mais tradicionais e priorizam o contato via site.


Por essa razão, saia na frente da concorrência e ofereça aos clientes da sua concessionária um site personalizado, voltado à performance de vendas e à análise e integração de dados. Entre em contato com a DEALERSITES!


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