Como previsto, após o Governo Federal autorizar descontos para a compra de veículos com valor final de até R$120 mil, houve um aumento considerável no acumulado de vendas; e a estimativa é que o bom momento dure, ao menos, até o final do ano. Inclusive, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea)acredita que o mercado automobilístico deve encerrar o ano de 2023 com alta de 5% a 7%.

Em vista disso, a concessionária que priorizar o relacionamento com o consumidor e, principalmente, apresentar uma postura diferenciada na fase do pós-venda terá mais expertise para elevar as taxas de vendas e de fidelização – processo que encanta o cliente e o estimula a realizar novas compras.

Entretanto, o que você pode fazer para aprimorar a experiência de compra e, simultaneamente, fidelizar o cliente da sua concessionária? Descubra no artigo desta semana. Boa leitura!


Ações eficazes para fidelizar o seu cliente

A seguir, confira dicas práticas que vão facilitar o processo de fidelização e aprimorar o relacionamento do seu estabelecimento com os clientes.

 

1. Não esqueça do cliente após fechar negócio

O primeiro passo para promover um vínculo duradouro com o cliente é, de fato, estar disponível no pós-venda. Para facilitar a interação com o seu público, viabilize diferentes canais de contato: telefone, e-mail, equipe presencial, chat, aplicativo de mensagem, entre outros.

O estabelecimento que está preparado e motivado para trazer soluções (mesmo após o vendedor fechar negócio) apresenta um grande diferencial competitivo.

 

2. Busque feedbacks

Definitivamente, manter contato após a venda é imprescindível para as concessionárias que almejam um vínculo a longo prazo com o cliente. Isso porque o consumidor pode trazer observações valiosas sobre a atuação dos profissionais e a qualidade dos veículos e serviços automotivos ofertados pela sua loja.

Em síntese, é por meio dos feedbacks que você recebe sugestões de melhorias e tem acesso a informações sobre os pontos da jornada de compra que devem ser ajustados. Como resultado, a experiência do usuário fica mais personalizada e aumenta o nível de satisfação do seu cliente – que estará mais propenso a fazer acordos comerciais futuros.

 

3. Crie um plano fidelidade

Uma iniciativa muito utilizada pelas lojas automotivas é a criação de campanhas focadas em fidelização. Por exemplo, os programas que oferecem recompensas exclusivas para clientes que compram ou contratam serviços com mais assiduidade.

De maneira geral, essa estratégia traz bons resultados porque a clientela se sente valorizada e especial. Ou seja, ela acredita que não é somente mais um número na planilha de vendas e fica motivada a manter um vínculo duradouro com sua concessionária e seus prestadores de serviço.

 

4. Capacite as equipes de atendimento, vendas e suporte

Sem dúvidas, as lojas que investem em capacitação e aprimoramento constante das equipes estão mais preparadas para conduzir uma negociação e derrubar objeções de compra.

Por essa razão, considere como item primordial a preparação dos consultores que atuam na linha de frente e têm contato direto com o cliente, tais como: atendentes, vendedores e os responsáveis pelo serviço de suporte.

 

5. Invista em estratégias de marketing

Em um nicho de mercado tão disputado quanto o automotivo, é crucial manter bom relacionamento com o público-alvo e, certamente, campanhas de marketing podem facilitar esse processo.

Além disso, o marketing aumenta as chances da sua loja prender a atenção do potencial comprador e é uma excelente ferramenta para, posteriormente, induzi-lo a comprar em outras ocasiões.

 

POSICIONAMENTO DIGITAL: RECURSO PARA APRIMORAR A EXPERIÊNCIA DO SEU CLIENTE E ALAVANCAR AS VENDAS!

Como vimos, o nicho automotivo passa por um bom momento. Contudo, para sair na frente da concorrência, é fundamental diversificar os meios de atuação e ter um posicionamento digital sólido.

Aliás, ter uma presença estratégica no âmbito virtual pode trazer muitas vantagens, dentre elas: interação com novos compradores, aumento da visibilidade e, principalmente, oportunidades de negócio.

Foi para promover a aproximação da sua concessionária com o público-alvo, facilitar as ações digitais e trazer praticidade para o gerenciamento das plataformas digitais da sua loja que surgiu o MyDealer.

Ele é um recurso intuitivo e descomplicado que vai te ajudar a organizar sites, gerenciar leads, editar conteúdos, cadastrar ofertas, atualizar o catálogo de veículos, entre outras ações pertinentes às ações comerciais.

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