O mercado automotivo apresenta boas expectativas para o segundo semestre de 2022. Porém, é inegável que ainda enfrenta desafios para fechar o balanço em alta.


De acordo com a ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), o primeiro semestre não foi dos mais animadores. Dados divulgados pela instituição mostram que a produção automotiva do primeiro semestre deste ano foi 27,4% inferior à do ano passado.


Com base nessa informação, é possível constatar que o mercado enfrenta um momento de escassez e que, por essa razão, o varejo automobilístico deve se adaptar à falta de produtos para conseguir não fechar seu balanço no vermelho. Desse modo, aproveitar os produtos já disponíveis em estoque e aumentar o ticket médio de cada venda são alternativas interessantes.


Neste artigo, você pode conferir algumas dicas de como aumentar o ticket médio das vendas da sua concessionária. São dicas descomplicadas que podem fazer toda a diferença nos lucros da sua loja. Boa leitura!


ENTENDA O QUE É TICKET MÉDIO

De maneira geral, o ticket médio se caracteriza pelo valor médio das vendas. Exige um cálculo simples: computa quantas vendas foram concluídas em determinado período e o seu faturamento.


Você pode calcular o ticket médio da sua loja da seguinte maneira:

Ticket Médio: Faturamento do mês/ Quantidade de vendas mensais

Para um exemplo mais claro, analise a seguinte situação: sua concessionária realizou 10 vendas no mês, com um valor total de 100 mil reais. Dessa forma, o ticket médio mensal da sua loja é 10 mil reais.


É uma métrica que merece atenção, pois oferece dados reais sobre o desempenho da sua loja como um todo, em especial, das equipes de atendimento e vendas. Como consequência, é determinante para elaborar e corrigir estratégias e planejamentos.



COMO AUMENTAR O VALOR DO TICKET MÉDIO 

A princípio, uma loja que apresenta um ticket médio alto mostra que tem uma excelente performance em vendas. Ou seja, que cobre os custos necessários para a aquisição de clientes e proporciona uma margem de lucro.


Em um cenário comum, acompanhar o ticket médio já é importante, contudo, é ainda mais em um momento de escassez onde os produtos são limitados. Dessa forma, seguir a estratégia de aumentar o ticket médio de cada item vendido é crucial.


Por isso, confira abaixo o que seu estabelecimento pode fazer para aumentar o valor médio das vendas.


MOSTRAR VALOR PARA O SEU PRODUTO E SERVIÇO

Definitivamente, não se trata de preço e sim de valor agregado. Em outras palavras, o que faz a diferença é a experiência de compra que o cliente leva para casa. Ou seja, destaque o que seu produto vai proporcionar de benéfico e exclusivo.


Em resumo, faça o cliente entender durante a negociação que se trata de um investimento, não apenas de uma compra. Dessa forma, a probabilidade de concluir uma venda com valor mais robusto é maior.


PROPORCIONAR SENSAÇÕES 

Faça com que seu atendimento gere emoções e sensações logo no primeiro momento. Para isso, sua equipe de vendedores pode utilizar os chamados gatilhos mentais  – acontecem quando o indivíduo realiza ações influenciado por sentimentos e não por estímulos racionais  (para saber mais desse assunto, clique aqui).


É possível fundamentar a sua estratégia de vendas em 8 gatilhos mentais, são eles: escassez, urgência, antecipação, histórias, prova social, novidade e reciprocidade.


Desse modo, quando os vendedores utilizam algum dos gatilhos apresentados acima, o cliente torna-se, impulsivamente, mais receptivo aos produtos e serviços apresentados e não foca somente no preço. Assim, consequentemente, diminui a margem para questionamentos e objeções.


DESPERTAR O SENTIMENTO DE EXCLUSIVIDADE 

Despertar a sensação de exclusividade é um dos gatilhos mais eficazes para vender. Isso porque, de maneira geral, o consumidor tende a valorizar produtos que são mais escassos e limitados.


Seguindo essa linha, seu estabelecimento pode focar em produtos e serviços exclusivos. Por exemplo, pode ser um item que está em falta no mercado ou, até mesmo, um serviço que só o seu empreendimento oferece. Em síntese, se o objetivo da sua loja é aumentar o ticket médio, o cliente que preza por exclusividade merece atenção especial, pois esse tipo de consumidor quer diferenciais e não condiciona a finalização da compra ao preço.



CRIAR UM AMBIENTE ENVOLVENTE 

Sem dúvidas, o visitante deve se sentir acolhido e bem-vindo. Isso vale tanto para o seu espaço físico, como também para o digital. Para isso, invista em um ambiente aconchegante e em um atendimento especializado.


Para a sua loja física, aposte em espaço arejado e em bons veículos para o showroom. Além disso, não esqueça que o espaço físico da sua loja deve acomodar de maneira confortável todos os departamentos, tais como: vendas, marketing, financeiro, administrativo, entre outros.


Já para o ambiente online da sua loja ser atrativo, que ofereça uma plataforma digital com boa navegabilidade e que priorize a experiência de compra do cliente. Ou seja, ofereça um site com layout que não canse o visitante durante o acesso à página. Toda a estrutura e conteúdos do seu site devem estar em harmonia para encantar seus clientes em cada detalhe.

 

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