Hoje em dia, a Inteligência Artificial (IA) está presente em diferentes setores, inclusive, no automotivo -  segmento onde ela é uma grande aliada para aprimorar o relacionamento com o consumidor e também personalizar as campanhas de marketing e vendas.

Ainda mais, ela contribui decisivamente com o atendimento, o serviço de suporte e com a experiência do cliente, pois possui recursos para garantir uma jornada de compra mais direcionada e interativa.

Em vista disso, você sabe como usar a IA a favor da sua concessionária? Tem o objetivo de entender como ela pode trazer mais assertividade para as ações de marketing e de vendas? Então, leia o artigo desta semana e descubra essas e outras respostas que podem tornar o seu posicionamento mais contundente perante o mercado e o cliente.


O que é Inteligência Artificial?

De fato, é impossível explicar a IA em poucas palavras; isso porque ela é multidisciplinar e engloba diferentes áreas do conhecimento, por exemplo: Inteligência Energética, Processamento de Linguagem Natural, Aprendizado de Máquina, Sistemas Tutores Inteligentes, Processamento de Dados etc.

De maneira geral, ela permite que máquinas se ajustem ao comportamento e ao raciocínio humano e, desse modo, consigam executar tarefas, processar grandes quantidades de dados, aprimorar fluxos de trabalho e, até mesmo, potencializar a conversão de anúncios digitais e os processos de venda.

É, justamente, em razão dessa capacidade de otimizar diferentes áreas que a IA se consolidou no cenário comercial e no cotidiano do consumidor brasileiro. Inclusive, segundo o estudo “Avanços na cultura organizacional baseada em dados, analytics e IA” (realizado pela plataforma SAS, em parceria com o IDC – International Data Corporation), o Brasil é o país da América Latina que mais usa IA. Ainda de acordo com a pesquisa, no território nacional, 63% das empresas utilizam recursos dessa tecnologia para automatizar o sistema financeiro, aumentar as vendas e identificar tendências de consumo.

Em resumo, a IA pode ser utilizada na execução de inúmeras atividades, em especial, de tarefas repetitivas e rotineiras. Consequentemente, os estabelecimentos adeptos dessa tecnologia podem focar tempo e recursos em ações mais complexas e estratégicas como marketing e vendas.


Como a IA pode alavancar o marketing e as vendas da sua loja? Como ela pode trazer novos clientes para o seu estabelecimento?

Atualmente, é fundamental que os estabelecimentos automotivos busquem informações sobre a IA, uma vez que ela pode trazer melhorias para o funil de vendas e adicionar mais exclusividade para a trajetória de compra.

Além do mais, a ascensão do comércio eletrônico e o novo perfil de compra do cliente influenciam o posicionamento de mercado das concessionárias. Dessa forma, para manter a satisfação e proporcionar um atendimento mais interativo, é crucial investir em ferramentas provenientes da IA.

A seguir, confira sugestões de como inserir recursos de IA nas estratégias de marketing e de vendas da sua loja.

 

Inteligência Artificial e o Marketing Automotivo

Uma das principais vantagens da IA é a sua eficácia no processamento de dados; e essa atribuição pode ser usada estrategicamente pela sua concessionária. Isso porque a IA é um ótimo recurso para coletar informações sobre as preferências e o comportamento do público-alvo, como resultado, pode trazer mais direcionamento e precisão para as campanhas de marketing, a produção de conteúdo e as ações promocionais.

Também pode facilitar o trabalho de branding, pois oferece meios para os profissionais destinados a essa função identificarem fatores que impactam a decisão de compra do potencial comprador. Por fim, é uma aliada para fortalecer o nome da sua concessionária junto aos clientes e possibilita que o material de marketing tenha mais credibilidade e aceitação.

Outras vantagens que a IA pode trazer para o marketing da sua concessionária:

  • Aprimora o relacionamento com o público-alvo;

  • Permite que o marketing de conteúdo seja mais consistente;

  • Facilita o processo de segmentação;

  • Favorece o gerenciamento de dados;

  • Aumenta o ROI de marketing;

  • Excelente recurso para identificar tendências de mercado.

 

Inteligência Artificial e Vendas Automotivas

Via de regra, no setor de vendas do seu negócio é possível usar recursos de IA para agregar criatividade e dinamismo. Ou seja, ela permite que a sua equipe saia do método tradicional e crie um cenário mais empático e favorável para a negociação.

Mas, como a IA garante uma posição de venda diferenciada e consegue manter em alta a motivação de compra?

Isso é possível porque essa tecnologia consegue armazenar e analisar dados cruciais do processo de vendas. Além disso, traz flexibilidade para o setor de suporte ao cliente, pois, por meio de respostas automáticas, bots de texto e de voz, aplicativos, totens e outros meios digitais a sua loja fica disponível para o cliente a qualquer hora do dia. Com isso, transmite uma imagem de eficiência e confiabilidade.

Outras vantagens que a IA pode trazer para o setor de vendas da sua concessionária:

  • Reduz custos operacionais;

  • Facilita o monitoramento de performance;

  • Torna o processo de tomada de decisão mais assertivo;

  • Auxilia na precificação de produtos e serviços;

  • Ajuda a catalogar os produtos e serviços mais indicados para ações promocionais;

  • Contribui com o processo de divulgação.

 

MYDEALER: DIFERENCIAL COMPETITIVO PARA A SUA CONCESSIONÁRIA!

Como vimos, a Inteligência Artificial (IA) não tem fronteiras e oferece um vasto leque de oportunidades para as lojas do nicho automotivo. Entretanto, é necessário investir nas ferramentas certas para melhorar o posicionamento de mercado e conseguir ampliar a cartela de clientes.

E uma ferramenta que pode trazer praticidade para as suas ações digitais e agregar autonomia e funcionalidade para a plataforma de vendas da sua loja é o MyDealer.  Ele possui recursos capazes de executar as operações virtuais de maneira ágil e intuitiva. 

Por exemplo, com ele você pode fazer as seguintes atividades: cadastramento facilitado de banners e ofertas, edição de conteúdos, atualização do catálogo de veículos e o monitoramento de estoque e de preços. Além disso, ele permite o acompanhamento da entrada de leads e disponibiliza indicadores de performance – fatores essenciais para profissionais de marketing e vendas.

Clique no link abaixo e entre em contato com a nossa equipe:  https://dealersites.com.br/contato 

Foto: Imagem - Freepik.com