Sem dúvidas, os carros elétricos vêm ganhando cada vez mais espaço no Brasil. Para termos noção do sucesso, basta analisarmos o número de emplacamentos realizados no primeiro semestre de 2022. Segundo a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), 3.395 carros elétricos receberam placa nova nos primeiros seis meses deste ano.

Esse montante de quase 4.000 de automóveis elétricos vendidos somente no primeiro semestre de 2022 já representa 19% a mais do total de vendas realizadas em todo o ano passado – total de 2851 carros elétricos vendidos. Ou seja, definitivamente, o automóvel elétrico caiu no gosto do brasileiro.

Entre as marcas de destaque nesse segmento estão: a Volvo, fabricante dos modelos XC40 e C40, a Renault com o Kangoo, a JAC com o e-JS1 e o modelo Mini Cooper SE.

Mas, qual a previsão para o futuro? A sua concessionária deve investir nos carros elétricos e trazer novidades para o showroom? Saiba mais sobre o cenário dos carros elétricos no artigo de hoje. Boa leitura!

 

Afinal, como está o mercado dos carros elétricos?

De acordo com relatório apresentado no mês de maio pela Agência Internacional de Energia (IEA, sigla em inglês), foram vendidos no mundo 6,6 milhões de carros elétricos em 2021. O que representa um crescimento maior que 100% em comparação com 2020 – período em que 3 milhões de automóveis elétricos e híbridos plug-in foram vendidos.

Ainda segundo o relatório, nos primeiros três meses de 2022, foram 2 milhões de carros, a base de energia elétrica, comercializados. Um crescimento de mais de 75% em relação ao mesmo período do ano passado.

Em razão do crescimento de políticas de incentivos e debates constantes acerca da responsabilidade ambiental, o mercado dos modelos elétricos mantém a tendência de crescimento.

Vale lembrar que, no final de 2021, foram registrados 450 modelos elétricos disponíveis no mercado automotivo.

Em resumo, é um nicho de mercado que merece atenção. Para se destacar das lojas concorrentes, é essencial acompanhar os relatórios do mercado automotivo e investir em opções mais arrojadas para o showroom, em especial, alternativas mais sustentáveis como os modelos elétricos.

 

Carros elétricos: conheça os maiores mercados do mundo

O líder mundial em vendas de veículos elétricos é a China – o principal fator que contribui para o reinado do país asiático é o baixo custo de produção. Na China, os modelos elétricos têm o preço final apenas 10% maior que o valor dos carros tradicionais. Já em outros países, essa diferença fica entre 45% e 50%.

Confira, a seguir, a relação dos países que mais comercializam modelos elétricos:


1° China: 3,3 milhões

2° Alemanha: 681 mil

3° EUA: 631 mil

4° Grã-Bretanha: 312 mil

5° França: 308 mil

6° Noruega: 151 mil

7° Itália: 138 mil

8° Suécia: 136 mil

9° Coreia do Sul: 90,5 mil

10° Holanda: 93,9 mil


Quais os modelos elétricos mais vendidos no Brasil

Já sabemos que os carros elétricos, no momento, apresentam um cenário de vendas aquecido. Mas, quais são os modelos preferidos dos brasileiros?

Veja a seguir os veículos eletrificados mais vendidos no Brasil até o fechamento do primeiro semestre de 2022. São modelos que têm maior probabilidade de terem boa aceitação entre os clientes da sua concessionária.

Confira abaixo:

1. Volvo XC40 

2. Renault Kangoo 

3. Volvo C40 

4. JAC e-JS1 

5. Mini Cooper SE 

6. Nissan Leaf 

7. Renault Zoe 

8. Fiat 500e 

9. Citroën e-Jumpy 

10. Porsche Taycan 


Certamente, acompanhar as novidades do mercado automotivo é fundamental para as concessionárias que desejam apresentar um bom desempenho em vendas. Por esse motivo, trazer diferenciais e novas formas de consumo ao cliente pode ser decisivo para a trajetória do seu estabelecimento.

SAÍA NA FRENTE DAS LOJAS CONCORRENTES, INVISTA EM PLATAFORMAS DIGITAIS!

Ofereça ao seu cliente a melhor experiência de compra no ambiente virtual e aumente as vendas da sua loja. Desse modo, você não vai perder a oportunidade de aproveitar essa demanda de carros elétricos, por não oferecer uma experiência de compra personalizada aos seus clientes.

Entre em contato com a equipe da DealerSites!

A Dealer é referência na criação de soluções voltadas para a digitalização do mercado automotivo desde 2015 e possui uma equipe especializada em desenvolver plataformas digitais focadas em performance de vendas.


Clique no link e entre em contato: https://dealersites.com.br/contato 


Fonte: Imagem - Freepik.com