Em meio a alta concorrência do nicho automotivo, é cada vez mais usual que as lojas do segmento priorizem o relacionamento com o cliente e, em especial, a experiência do usuário (User Experience – UX) para elevar os níveis de satisfação e conseguir uma vantagem competitiva.

Inclusive, diferenciar os canais de atendimento é uma estratégia eficaz para aprimorar o posicionamento de mercado. Por esse motivo, é fundamental que as concessionárias conheçam as ferramentas que podem melhorar a relação com o público-alvo. E uma tendência capaz de contribuir com esse processo e que cresce significativamente é o atendimento pelo WhatsApp.

Afinal, o WhatsApp lidera o ranking das redes sociais mais usadas no Brasil e pode ser um excelente recurso para fortalecer a relação com consumidores e direcionar o atendimento para a reta final da compra.

Mas, você sabe quais ações podem otimizar o atendimento da sua loja no WhatsApp? Acompanhe o artigo desta semana e confira quais fatores podem elevar o seu atendimento a outro patamar. Não perca!


Por que inserir o atendimento via WhatsApp nas estratégias da sua loja?

Definitivamente, o WhatsApp já faz parte do cotidiano do brasileiro. Para se ter ideia do poder de influência desse aplicativo multiplataforma de mensagens instantâneas, 93,4% dos internautas brasileiros, de 16 a 64 anos, usam WhatsApp – o equivalente a 169 milhões de usuários (levantamento realizado pela We Are Social em parceria com Meltwater).

Sem dúvidas, é um ótimo canal para interagir com clientes e potenciais compradores em razão da dinâmica de interação que é mais ágil e imediatista – pontos cruciais para um atendimento de qualidade.

Além disso, o atendimento via WhatsApp torna o suporte mais rápido, contribui com a satisfação do cliente (uma vez que o atendimento pode ser feito em tempo real, conforme são apresentadas as necessidades do consumidor), reduz o tempo de espera, facilita a fidelização, e, como resultado, impacta significativamente na receita líquida.


Como a sua concessionária pode melhorar o atendimento via WhatsApp?

De fato, as concessionárias que desejam ocupar lugar de destaque devem se adaptar às novas exigências e perfis de consumo do cliente e, principalmente, ter um posicionamento assertivo em diferentes plataformas de atendimento.

Em vista disso, separamos algumas ações que a sua loja pode colocar em prática para fazer o atendimento via WhatsApp com excelência e eficácia. Confira a seguir.


1.       Personalize as mensagens

Certamente, uma abordagem diferenciada contribui com a experiência do usuário e com o avanço da trajetória de compra, por isso, a sua equipe de atendimento deve personalizar a interação com o cliente.

Aliás, algumas iniciativas podem tornar a troca de mensagens menos genérica e padronizada, por exemplo: inserir figurinhas e emojis, complementar a conversa com informações de atendimentos anteriores, apresentar sugestões de veículos e serviços que se encaixam às preferências de consumo do cliente etc.,


2.       Profissionalize o atendimento e tenha uma equipe alinhada

Já diz o ditado: “é muito mais caro conquistar um novo cliente do que manter um cliente antigo”. Por esse motivo, é crucial que essa afirmativa direcione as ações de atendimento, marketing e de vendas da sua loja.

Entretanto, para que isso aconteça é necessário prestar um serviço alinhado, integrar os objetivos das equipes e disponibilizar recursos operacionais que sejam capazes de garantir precisão para a execução das tarefas.


3.       Utilize ferramentas de gerenciamento

Por fim, outro ponto decisivo para a otimização do atendimento via WhatsApp é investir em ferramentas de gerenciamento de informações.

De maneira geral, esses recursos potencializam a excelência do atendimento, organizam os dados e contribuem com a gestão de tempo e a redução de custos operacionais. Sem contar que diminuem a incidência de falhas humanas, uma vez que o processo é automatizado.


MYDEALER: GERENCIAMENTO E EFICÁCIA PARA AS AÇÕES DIGITAIS DA SUA CONCESSIONÁRIA

Em resumo, as dicas apresentadas acima podem ajudar sua concessionária a otimizar o atendimento pelo WhatsApp e, como consequência, contribuir com o sucesso do seu estabelecimento. Mas, se o objetivo da sua loja é ir além e ocupar um lugar de relevância e autoridade, é imprescindível atuar com eficácia em diferentes frentes, em especial, no cenário digital. 

E para trazer agilidade e melhorar as tarefas digitais do seu showroom Digital conte com o MyDealer. Afinal de contas, ele proporciona inúmeras facilidades, tais como: ferramentas de edição de conteúdo, gerenciamento de leads, recursos para a criação de banners e a atualização automática da ficha técnica de acordo com as especificações das montadoras, entre outras funções que impactam o processo de vendas.

Clique no link abaixo e entre em contato com a nossa equipe:  https://dealersites.com.br/contato 

Foto: Imagem - Freepik.com