Em 2018, a Inteligência Artificial (IA) batizada de Laura, desenvolvida para a Nissan, desempenhou um papel fundamental no atendimento aos clientes da montadora. Utilizada em todos os canais on-line, Laura não era apenas um robô de interação, mas um sistema capaz de aprender, oferecendo uma experiência humanizada aos consumidores. Ao cruzar dados de diversos canais da marca, Laura compreendeu as necessidades do cliente, antecipando até mesmo possíveis compras de veículos.



Todos os bancos de dados da Nissan, incluindo mídias sociais, site, CRM e outros, foram unificados para criar um repositório central de informações. Com 12 milhões de cadastros e 3,6 milhões de clientes catalogados pela Laura em 27 indicadores de relacionamento com a marca, o histórico completo ficou disponível durante as interações do robô. Além disso, o recurso tecnológico desenvolvido para a empresa japonesa emitia alertas para potenciais compras e 100% desses alertas foram convertidos em vendas, com a equipe sendo notificada para continuar o processo de forma mais eficiente.


Um dos maiores diferenciais da Laura era a sua capacidade de antecipar as intenções de compra. Esse robô criado para a Nissan é apenas um exemplo de como a tecnologia da Inteligência Artificial vem já há algum tempo modificando a experiência de compra e a venda de veículos e, desnecessário dizer, de lá pra cá muita coisa mudou.


A transformação no setor de concessionárias


No entanto, a evolução não se limita às interações com os clientes. As concessionárias também estão investindo progressivamente em aplicativos para simplificar o relacionamento direto e em tempo real. A gestão integrada por meio de softwares e a incorporação da IA estão redefinindo a estrutura e os serviços do setor, garantindo maior eficiência operacional.


Na prática, a IA “aprende” enquanto o consumidor a utiliza. O que significa que, se um cliente interage com a tecnologia uma primeira vez, na próxima, ela já identifica diversas características desse cliente e consegue direcionar mais facilmente a venda, aumentando a probabilidade de concretização.


Em síntese, a adoção de tecnologias inovadoras proporciona uma significativa otimização de recursos. E a conectividade na cadeia, aliada à Inteligência Artificial, reduz retrabalhos, aumenta a agilidade e promove transparência.


Relacionamento com o cliente e experiência de compra

Sem dúvidas, a tecnologia é uma aliada poderosa na construção e manutenção de relacionamentos. Isso porque o uso estratégico da Inteligência Artificial permite uma abordagem mais eficiente e personalizada, atendendo às novas demandas de mercado e fomentando o crescimento saudável.


A crescente relevância das vendas on-line no setor automotivo é evidente. Nesse sentido, a IA surge como catalisadora dessas mudanças, transformando a experiência de compra. A personalização e a atratividade virtual são essenciais para conquistar os consumidores, e a IA surge na vanguarda desse movimento.


A expectativa é que a IA torne os processos de compra e venda mais assertivos, proporcionando uma experiência digital  equiparável ou superior à loja física. A criação de páginas e sites organizados, visualmente atraentes e ricos em informações relevantes, é fundamental para essa transformação, mantendo-se alinhada à evolução tecnológica e às expectativas do cliente.


Por fim, em um setor em constante evolução, a integração inteligente de tecnologias (especialmente, da Inteligência Artificial) emerge como diferencial competitivo essencial para as concessionárias. Estar preparado para essa revolução digital é mais do que uma necessidade, é a chave para o sucesso.


Se você ainda quer saber mais sobre o tema e como a IA pode contribuir em ações de marketing e vendas, confira nosso artigo: Como a Inteligência Artificial pode aprimorar as ações de marketing e de vendas da sua concessionária?