Marcar presença no ambiente digital é crucial para as concessionárias que desejam aumentar a sua área de atuação e ser referência em vendas. Afinal, acompanhar as redes sociais já faz parte do cotidiano do brasileiro.


Segundo pesquisa realizada pelas instituições Hootsuite e We are Social, o Brasil possui mais de 150 milhões de usuários ativos de redes sociais. Esse número é bem expressivo, pois representa 73% do total de habitantes do país.


Por essa razão, ter um posicionamento digital assertivo e estratégico, faz a sua concessionária se destacar diante das inúmeras opções que as redes sociais oferecem ao cliente. Porém, para saber se a sua loja está no caminho certo, é necessário utilizar algumas métricas de desempenho. Em síntese, elas são capazes de trazer dados concretos sobre a eficácia do conteúdo digital da sua loja, a força do seu engajamento e a sua capacidade de conversão.


Leia o artigo desta semana e conheça as métricas mais utilizadas para o monitoramento de redes sociais.

 

Métricas para acompanhar as redes sociais da sua concessionária

Sem dúvidas, acompanhar o desempenho do conteúdo digital produzido em nome da sua concessionária é fundamental para corrigir possíveis falhas. A seguir, confira as métricas mais indicadas para avaliar e mensurar a performance das redes sociais.


Engajamento


A princípio, essa é uma métrica de desempenho de fácil entendimento. Ela acompanha o nível de interação dos usuários com o conteúdo postado nas redes sociais do seu negócio.


Desse modo, as páginas digitais da sua loja possuem maior engajamento quando os conteúdos despertam o interesse de quem acessa o conteúdo, ao ponto de fazê-lo interagir com a sua publicação. Ou seja, sua rede social tem engajamento quando os seguidores curtem, comentam, salvam e compartilham o conteúdo do seu perfil.


Por fim, é uma métrica que merece atenção pois possibilita analisar se a estratégia de marketing digital da sua loja impacta de maneira positiva e traz resultados.


Taxa de cliques – CTR


Esta é a métrica de acompanhamento indicada para avaliar o desempenho das divulgações realizadas nas redes sociais da sua loja. 


Em outras palavras, analisa se o seguidor do perfil ou o visitante do site da sua concessionária, está clicando e interagindo com a publicação. Para ter melhores resultados, a recomendação é utilizar essa métrica juntamente com o monitoramento do tráfego de redes sociais.


Tráfego de redes sociais


Definitivamente, é o tráfego de redes sociais que permite consultar o número de acessos ao blog, site da sua concessionária, entre outros.


É uma métrica de suma importância, pois é com o tráfego gerado pelas redes sociais que o percentual de vendas pode aumentar e o nome da sua loja pode chegar a novos clientes.


Uma estratégia que pode ser usada é inserir o link da sua concessionária online em artigos, blogs ou nas publicações das redes sociais. Ter essa iniciativa pode impactar positivamente no processo de prospecção e finalização de compra. De fato, para não perder oportunidades de negócio, o monitoramento do tráfego das redes sociais deve ser constante.

Conversão


De forma resumida, a taxa de conversão abrange quem visitou as redes sociais da sua concessionária, se tornou lead e, realmente, virou cliente. Em resumo, o termo conversão se aplica ao visitante da página que criou vínculo comercial com a sua loja.


É uma métrica de acompanhamento indispensável para as concessionárias online que tem o objetivo de aumentar o faturamento por meio da captação de novos clientes. Além disso, o acompanhamento da taxa de conversão permite analisar o desempenho da estratégia de marketing digital do seu estabelecimento. Ou seja, é indispensável para descobrir as ações e conteúdos que trazem melhores resultados com o investimento empregado.

 

O POSICIONAMENTO DIGITAL É CRUCIAL PARA O SUCESSO EM VENDAS!


Sem dúvidas, as redes sociais são uma ótima plataforma de divulgação, pois têm um grande alcance e oferecem a possibilidade de conduzir novos visitantes para o espaço online da sua loja. Entretanto, é necessário acompanhar as novidades da área digital e investir em alternativas assertivas e especializadas.


Apenas estar nas redes sociais não é o suficiente. É preciso investir em estratégias e ações que sejam mensuráveis e que realmente tragam resultado para a sua concessionária!


Fonte – Imagem: Freepik.com