De fato, o mercado motociclístico vive um grande momento. Afinal, segundo relatório da Federação Nacional de Distribuição dos Veículos Automotores (Fenabrave), a venda de motocicletas, motonetas, ciclomotores e motociclos fechou em 1.362.129 unidades no ano passado. Em comparação com 2021, esse montante representa um crescimento de 17,7%.

Além disso, somente no mês de dezembro de 2022 foram comercializados 132.129 exemplares – um volume 7,2% maior que o registrado em novembro. Sem dúvidas, é um nicho promissor e que atende às demandas atuais do consumidor brasileiro.

Se esse tema despertou o seu interesse ou se você deseja empreender no ramo das motocicletas, não perca o artigo desta semana. Continue a leitura e descubra quais marcas e modelos despertam a motivação de compra do cliente e podem agregar mais valor ao showroom do seu estabelecimento.

 

Conheça as motocicletas mais vendidas em 2022

A seguir, confira os modelos de motos que foram campeões de vendas em 2022. Com base nessa informação, é possível compor um showroom diversificado e com maior propensão para corresponder aos desejos de compra e o poder aquisitivo do público-alvo da sua concessionária.

 

1 – HONDA CG 160 – 383.016 exemplares vendidos

2 – HONDA BIZ – 195.264 exemplares vendidos

3 – HONDA BROS NXR 160 – 142.513 exemplares vendidos

4 – HONDA POP 110I – 128.209 exemplares vendidos

5 – HONDA CB 250F TWISTER – 42.725 exemplares vendidos

6 – YAMAHA YBR 150 – 37.175 exemplares vendidos

7 – YAMAHA FAZER 250 – 33.966 exemplares vendidos

8 – HONDA PCX 150 – 29.682 exemplares vendidos

9 – HONDA XRE 300 – 28.964 exemplares vendidos

10 – YAMAHA XTZ 250 LANDER – 26.556 exemplares vendidos

(Fonte: Fenabrave)

Como vimos, os modelos preferidos do consumidor são os mais funcionais, econômicos e com estabilidade no sistema de frenagem. E, em segundo plano, estão as motos mais potentes e esportivas.

Por essa razão, antes de montar o showroom, é fundamental definir a persona do seu negócio para compreender as necessidades imediatas e as soluções que o seu cliente busca para resolver possíveis problemas de mobilidade.

Em outras palavras, para um showroom fazer sucesso é preciso disponibilizar modelos que possam facilitar a rotina e trazer bem-estar para o comprador que frequenta a sua concessionária.

 

Marcas que dominaram o mercado de motocicletas em 2022

Outro ranking que merece destaque engloba a classificação das empresas fabricantes, que além de representantes de renome como Honda e Yamaha, trouxe surpresas como a Mottu – que atua, exclusivamente, com o segmento de locação.

Veja abaixo a lista completa das marcas que mais comercializaram motocicletas  em 2022.

1. Honda - 1.032.377 modelos
2. Yamaha - 222.463 modelos
3. Shineray - 21.992 modelos
4. BMW - 12.707 modelos
5. Royal Enfield - 10.126 modelos
6. Kawasaki - 9.037 modelos
7. Haojue - 8.913 modelos
8. Avelloz - 7.767 modelos
9. Mottu - 6.066 modelos
10. Dafra - 5.616 modelos
(Fonte: Fenabrave)

Com o fim de 2022, foi possível concluir que o mercado brasileiro permanece sob o domínio da Honda. A marca reinou absoluta, e das 1.362.129 motos vendidas, a empresa japonesa negociou 75,79% - o que representa um montante de 1.032.377 motocicletas.

A Yamaha ocupa a segunda posição com 16,3%. Já os outros 7,88% são ocupados por nomes tradicionais do mercado, mas que atendem grupos mais seletos (como a BMW e Kawazaki) e, por fim, marcas inusitadas como a Mottu também ocupam uma fatia do mercado.

A classificação acima ainda traz um panorama das preferências e faixas de preço que o consumidor está disposto a pagar. Afinal, marcas como Honda e BMW têm princípios bem-definidos. Por exemplo, a missão do grupo japonês é oferecer um produto de alta qualidade por um preço justo. Já a montadora alemã atende um nicho que prioriza o alto padrão e a sofisticação.

Ou seja, a concessionária que inclui no showroom modelos com custo-benefício atrativo, mas que mantém opções diferenciadas para o cliente que busca versões com estética mais exclusiva, pode atender às demandas de públicos distintos. Como resultado, potencializa o seu poder de negócio e eleva o nível de satisfação (fator decisivo para o processo de fidelização).

 

PLATAFORMAS DIGITAIS: RECURSO PARA POTENCIALIZAR A EXPERIÊNCIA DE COMPRA DO CLIENTE

Além de disponibilizar as melhores opções no showroom, para aprimorar a trajetória de compra do seu cliente, é essencial investir em inovações tecnológicas, em especial, em plataformas digitais.

E a Dealersites pode ser parceira da sua concessionária nesse processo. A Dealer é referência nacional na criação de soluções digitais para o mercado automotivo e pode te ajudar a potencializar a experiência do seu consumidor.

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Fonte – Imagem: Freepik.com