Ainda se recuperando dos efeitos da pandemia, incluindo a falta de matéria prima, o setor tem mostrado bons números: de acordo com a FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, setembro foi o primeiro mês de 2022 a ter maior número de emplacamentos comparado ao mesmo período do ano anterior: 19,3% a mais sobre setembro 2021.


O setor está otimista com o final do ano, principalmente por conta do 13° salário e férias escolares. E a Black Friday vem justamente para impulsionar o consumo e estimular as vendas. 


Mas para isso acontecer, é preciso ter um bom planejamento para essa data. Veja algumas dicas do que considerar para sua concessionária estar preparada para a Black Friday.



  1. Planejamento


A primeira dica é listar e planejar todas as ações necessárias para o evento. É nesse momento que você deve traçar estratégias, metas, prazos, limites de desconto, formas de divulgar e orçamento a ser investido. Sem dúvida alguma, essa sugestão irá te ajudar a se preparar para um dos momentos mais importantes do ano. Pensando nisso, listamos alguns tópicos que você deve observar:

  • Tenha uma meta alinhada com o planejamento estratégico da sua concessionária. Dessa forma, será possível quantificar quais foram as melhores estratégias;

  • Defina o período exato em que sua ação ocorrerá: um mês, algumas semanas, dias ou apenas na última 6ª feira de Novembro, o dia oficial da Black Friday. Você pode programar ações diferentes para cada dia ou semana da ação, dependendo do seu objetivo e metas;

  • O desconto é o maior atrativo da Black Friday. Por isso, estabeleça quais os limites de desconto você poderá conceder aos potenciais clientes,  quais são as orientações e repasses da montadora,  as condições de pagamento e as taxas. Benefícios também podem ser interessantes ao invés de descontos.

  • Tenha um plano de Divulgação: entenda o perfil do seu potencial cliente e foque nos canais que mais se encaixam neste perfil; 

  • Delegue à sua equipe os papéis e funções que exercerão no dia do evento;

  • Estabeleça um valor a ser investido com base nas projeções financeiras e metas da companhia.


  1. Alinhamento da Equipe


Invista na comunicação e treinamento de toda a equipe, principalmente em promoções específicas como essa. Assim, todos estarão prontos para garantir que  a ação seja um sucesso e que não haja falhas na comunicação entre a sua concessionária e potenciais clientes. 


Para isso é necessário informar previamente toda a equipe quais serão as ações e respectivos detalhes. 


  1. Estoque


A organização do seu estoque é fundamental para você selecionar quais serão os modelos de carros e quais condições especiais você tem disponibilidade e ofertar aos seus clientes. Nessa data você pode priorizar os veículos que estão em estoque há mais tempo, concedendo um desconto mais agressivo para garantir boas vendas.


  1. Divulgação


O sucesso das suas ações de black friday começa muito antes das vendas acontecerem, ainda na fase de divulgação! Por mais interessantes e competitivas que sejam as suas ofertas, elas terão pouca relevância se não forem conhecidas do seu público.  E para fazer isso, antes de qualquer coisa, você precisa fazer uma análise de quais canais possuem um maior engajamento com seu público. Depois disso, você pode seguir as orientações que colocamos abaixo para você se promover suas ações da melhor maneira em cada canal.


  • Redes Sociais: 

Além de postagem no stories e feed, é necessário a realização de campanhas que divulguem as promoções respeitando o momento do cliente; 

  • Site: 

Além de divulgar no seu Site, recomendamos que sejam feitas campanhas que contemplam as palavras chaves adequadas para que ao pesquisarem, as pessoas sejam direcionadas para sua página. Além disso, você não pode esquecer de incluir banners ou pop-up promocionais na sua página;

  • Loja Física 

Dentro da sua loja é o ambiente em que  seu time de vendedores possui um papel crucial nesse momento. Essa é a hora deles encaminharem as informações para os clientes que já estavam em negociação. Será função deles comunicar essa parte do público dos detalhes do Black Friday. E é claro, eles precisam estar bem sintonizados com todas as ações planejadas e serem capazes de encantar todos os clientes na loja quando chegar o grande dia. 


Ah, e não podemos esquecer! A Black Friday desse ano vai ser dia 25/11. Então ainda tem alguns dias para você planejar suas ofertas e ações promocionais para sua concessionária!


E não se esqueça de nos acompanhar no Instagram! Lá, nas próximas semanas estaremos compartilhando várias dicas de como sua concessionária pode se preparar para a Black Friday!