A Black Friday está chegando e ainda dá tempo de preparar sua concessionária para realizar uma campanha irresistível nesta que é uma das principais datas para o varejo.

No setor automobilístico, em especial, o potencial de sucesso é grande, já que o brasileiro tradicionalmente prefere o fim do ano para investir em um carro novo. De acordo com o Google, mais de 70% dos brasileiros que pretendem trocar de carro estão esperando pelas ofertas e condições especiais da Black Friday. Para te ajudar a aproveitar a data da melhor maneira, listamos algumas dicas fundamentais para criar a campanha para sua concessionária.

 O planejamento é o primeiro passo para uma campanha de sucesso. Assim como as demais ações, a preparação para Black Friday envolve a definição de período das promoções, metas, limite de descontos, canais de divulgação e definição de responsabilidades entre a equipe. Isso significa que o time precisa estar alinhado e totalmente engajado, além de saber todos os detalhes da campanha.  

Conhecer o seu cliente, saber onde e como impactá-lo, além de definir quais promoções são realmente atrativas para o consumidor é essencial para garantir o sucesso da campanha. Caso contrário, sua concessionária pode investir energia em ações que não são de interesse do mercado. Outro ponto importante a considerar é a oferta de promoções e descontos reais.

Os consumidores que estão realmente interessados nos seus produtos acompanham a mudança nos preços e tentar enganar o público com descontos forçados - como a metade do dobro, como dizem os memes nas redes sociais - pode abalar sua credibilidade no mercado.  A Black Friday para concessionárias é uma ótima oportunidade para dar vazão ao estoque que ficou retido durante o ano, mas que com novas condições especiais ficam irresistíveis ao consumidor que deseja comprar um carro novo.  


Capriche nos meios digitais


 Prepare com antecedência seus canais digitais para divulgar a campanha. Isso significa contar com um site, contas nas redes sociais, cadastro de emails e até campanhas de anúncios. Se você ainda não desenvolve nenhuma destas estratégias, esta é uma excelente oportunidade para colocar tudo isso em ação. Confira quais ações e estratégias digitais você deve fazer para que a campanha de Black Friday para concessionárias seja um sucesso: 

  • O seu site precisa ser atrativo, além de oferecer todas as informações para o atendimento ao cliente;
  • Toda a campanha deve seguir uma identidade visual única, para que esteja alinhada nas diferentes plataformas, tanto no site, nas postagens nas redes sociais e inclusive nas ações offline no ponto de venda;
  • Não esqueça de adicionar banners que levem à página específica da campanha: a landing page;
  • Crie uma landing page especial para a Black Friday. Além de concentrar as informações sobre a campanha, a landing page também serve para que potenciais clientes e pessoas que estão realmente interessadas na sua concessionária realizem um cadastro na sua base de dados. Assim elas poderão receber informações sobre outras promoções e ações futuras, além de sua concessionária criar um relacionamento próximo com esses clientes;
  • Ao criar o formulário de cadastro na landing page, determine quais informações você quer saber do potencial cliente além do seu nome e email. Assim você terá mais detalhes sobre o público que chega a sua concessionária e elementos para tornar a relação mais produtiva;
  • Divulgue o evento nas suas redes sociais;
  • Realize o disparo de email marketing para os contatos da sua base de dados com informações sobre a campanha e com o link para a sua landing page (não esqueça de atualizar a base de dados com os novos contatos que foram captados na landing page);
  • Realize anúncios nas redes sociais e no Google. Assim sua campanha poderá chegar a várias pessoas com o perfil de seu cliente ideal. É importante segmentar o público da campanha e direcionar a ação para a landing page, onde o interessado irá encontrar todas as informações sobre a Black Friday da sua concessionária.
 

Outros pontos relevantes na Black Friday para concessionárias


 Atenção ao calendário de divulgação! Faça um “aquecimento” da campanha, com conteúdos que chamem a atenção dos clientes antes da data prevista. A divulgação também deve continuar durante todo o período do evento, com informações sobre as promoções em vigor e atualizações. É fundamental divulgar informações atualizadas e corretas sobre a ação.

Nas redes sociais também vale mostrar como está o clima e a decoração da concessionária, uma vez que postagens de bastidores costumam chamar bastante atenção dos usuários. Não se esqueça de dar atenção especial para os potenciais clientes que demonstraram interesse nas promoções e fizeram cadastro na landing page! A concessionária precisa dar respostas rápidas e com informações relevantes, fortalecendo a relação de confiança desde o início e conquistando o cliente.

Como habilitar funcionalidades no seu site de maneira prática e rápida


 A escolha de uma plataforma faz muita diferença no momento de preparar campanhas como a Black Friday. Mais do que facilitar a implementação de funcionalidades, como banners, cadastro de promoções e criação de landing pages, por exemplo, é importante disponibilizar aos clientes da sua concessionária todas as informações que ele precisa.  

CTA: Conheça a plataforma MyDealer e todas as suas funcionalidades


 A plataforma MyDealer, da DealerSites, oferece a melhor experiência para o gerenciamento do site da sua concessionária, com infraestrutura elaborada especialmente para o setor automobilístico. O foco é a geração de negócios, com a chancela das marcas, garantindo autonomia e praticidade para a personalização do site. 

Todas as opções ficam concentradas em uma mesma plataforma, especialmente os dados e relatórios que irão servir para a análise do desempenho das suas vendas. A gestão dos clientes, fundamental para concretizar e aumentar as vendas, também está disponível na plataforma MyDealer, que oferece ainda a estrutura para a criação de blogs e feirão online.

O site é desenvolvido com otimização da performance em buscadores online (ou seja, mais chances de sua página aparecer entre os primeiros resultados do Google, por exemplo). Para o cliente o resultado é um portal responsivo, otimizado para acesso mobile e com visão ampla dos veículos disponíveis, com detalhes sobre os diferentes modelos, versões e benefícios. Além disso, o carregamento é rápido e completo.  Black friday para concessionárias é na DealerSites!